Pular para o conteúdo principal

Dois proveitos não cabem em um saco...

Os Trabalhadores na Vinha
Mc 4:1-20

Se as parábolas de Jesus girassem sempre no plano material, todas elas teriam um simbolizado injusto. Só que as injustiças pairam sempre sobre os símbolos materiais da parábola e, não sobre o seu simbolizado espiritual.

Por isso, encontramos cristãos preocupados com as imagens de barro ou madeira que de certa forma não dignas de reverência sagrada alguma. É a confusão dos que se preocupam com o dedo que aponta o Caminho, e não com o Caminho!

A “turma do dedo”, sempre está de plantão quanto à forma exterior que a imagem possui, se há algum ritual agregado, qual dos “dedos” que aponta o Caminho sagrado, em que mão ele se encontra, etc. Isso se compara, ao nome da Igreja, tipo de congregação, CNPJ, ideologia cristã, teologia, tradutor bíblico, se guarda o sábado, se é pentecostal ou neo-pentescostal, se é tradicional ou ortodoxa, etc.

A parábola aqui acima, não trata do plano quantitativo e horizontal do nosso ego que é aqui representado por valores de ganhos e perdas de forma quantitativa, nunca de forma qualitativa.

“O reino dos céus é semelhante a um pai de família que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha...”

Se alguém gasta 12 horas de trabalho tem de ganhar uma recompensa correspondente ao seu esforço e gasto. Trabalho é despesa, esforço, recompensa é receita e premiação.

Este é o nosso mundo com as suas leis. Se assim não fosse, não haveria a necessidade deste tipo de barganha...  A igualdade entre o gasto e o ganho como recompensa, fazem parte daquilo que se julga justiça no mundo material.

Aqui, o tempo de trabalho material é previamente combinado entre as partes. O tempo de trabalho é injustamente desproporcional ao pagamento das partes envolvidas, já que uns trabalham “... por um dia, com o pagamento de um denário, outros, na terceira hora, que estavam desocupados, tratados por um pagamento justo, outros ainda, na sexta e nona hora. Perto da undécima hora, saiu e encontrou outros desocupados, e perguntou-lhes: Porque estiverdes desocupados o dia todo? Responderam-lhes: Porque ninguém nos contratou. Disse-lhes: Ide vós também para vinha, e recebereis o que for justo.” O símbolo material de injustiça está bem expresso aqui. Só que segundo o seu simbolizado espiritual, e, como tal, nada tem que ver com as categorias de tempo, espaço, quantidade, ganhos, perdas e recompensas, que são próprias do mundo e, ambiente próprio do ego, pois o mesmo só se encontra em meio a paradoxos. No Reino espiritual, não há tempo, quantidade, espaço, perdas e ganhos combinados previamente; só há Eternidade, Qualidade e Graça.

Só que na visão de Jesus e, segundo as suas palavras: “Quando tiverdes feito tudo que devíeis fazer, dizei: somos servos inúteis (sem crédito e sem direito a recompensa), porque cumprimos a nossa obrigação, nenhuma recompensa merecemos por isto”.

Isso, se todos estivessem na dimensão espiritual Cristica; mas não foi o que aconteceu.

“Suportando o peso e o calor do dia”, como um da primeira hora alega, ao se ver injustiçado com o pagamento do mesmo valor que os últimos receberam. Mas o empregador pagou um denário também aos outros que trabalharam menos de doze horas, aos quais também ajustou assim: ...”e dar-vos-ei o que for justo”.

Podemos dizer então que alguns foram pagos, outros recompensados e, os últimos, agraciados, pois foram dados pelo empregador.
Diante das reclamações, como que ele justifica a sua ação? Apenas assim: “Não me é lícito fazer do que é meu o uso que eu quero? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?”

“Assim, os últimos serão os primeiros, e os primeiros, últimos: pois muitos são chamados, mas poucos escolhidos.”
Todos receberam, porém, os agraciados são os escolhidos da última hora, por serem Eus sapiens e, não egos virtuosos, que precisam ser recompensados por fazerem os seus trabalhos devidos. Aqueles que fazem questão deste tipo de recompensa, segundo Jesus: “Já receberam o seu galardão.” São seres da “carne”, não do espírito; pois os últimos crêem com fé na promessa da justiça e da graça. Não há a necessidade de se estabelecer metas e ganhos para se atingir o Caminho... O Caminho é que é a meta!

 Eu, pessoalmente comparo a esses com o pessoal das igrejas de hoje, pois, são “evangelizados” com promessas de melhorias materiais; sejam elas, no meio familiar, no trabalho e na aquisição de bens, como: casa, carro etc. 

Tanto que encontramos em vários bens perecíveis, adesivos, justificando a aquisição daquele bem como sendo uma “graça” de Jesus.
Por Moisés, nos foi dada a lei – por Jesus, o amor, a graça e a verdade. Os trabalhadores de Moisés trabalham dentro da lei da obediência, o temor a Deus, ao castigo e a recompensa.   Os de Jesus, o amor a Deus e ao próximo, a fé e a graça.

Ter merecimento neste mundo diante de Jesus é ter direito a uma recompensa, - é ser credor de um Deus devedor... É o ser que se acha justificado por “merecimento” ou por ser evangélico!  Se pessoas passam a ser boas por temerem o castigo ou almejam uma recompensa por isso, então, concluo  elas serem muito desprezíveis, manipuladas por oportunistas, que reconhecem nelas essas características e tiram proveito próprio.

Os da “última hora” são abertos e receptivos ao transbordamento e a plenitude divina.

A natureza toda recebe automaticamente desse transbordamento divino e, dessa plenitude de forma inconsciente, sem poder obstruir, julgar, nem alargar os seus canais para maior receptividade. Porém o homem, dotado de livre arbítrio, tem a possibilidade de se julgar uma obra inacabada, imperfeita, que tem a possibilidade através dos seus próprios méritos e qualidades espirituais e religiosas, alargar os seus canais, e assim, ter um “merecimento” racional e consciente, baseado nestas premissas.
Observem o que Ele diz: “Não tenho eu o direito de fazer dos meus bens o uso que eu quero?”

Se somos servos do Senhor, não estamos aqui como auto justificados para sermos servidos por Ele, e sim, para serví-Lo, assim como ao próximo.
Observem, que o Seu apelo e chamado tem como premissa: “Nega a ti mesmo, toma a tua cruz e siga-me”. Só, que para atendermos a esse apelo, precisamos antes de tudo entender o que significa no âmago: 
“Nega a ti mesmo...”

Alfredo Bião




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

Nathaniel Townsley Live at Triple

Herbie Hancock Quartet München 1991