Pular para o conteúdo principal

Coisas da cultura afro...


Sentando no divã com os Zulus

A partir da crença em uma energia vital que permeia todos os seres vivos e materiais, povo africano conversa com seus antepassados, aqueles que mais acumularam sabedoria
Por Flora Pereira e Natan Aquino, do Projeto Afreaka
Philani* já faz um tempo não encontra emprego. Mbali* está preocupada: quer se casar, mas o amado não consegue juntar dinheiro para a ocasião, que no caso sul-africano é obrigação integral do noivo. Já a mulher de Dingane* está doente e ele quer saber uma segunda opinião sobre o caso. Todos precisam tomar importantes decisões e, para isso, vieram pedir algumas dicas aos seus antepassados.
Na cultura tradicional Zulu, e em muitas outras africanas, acredita-se em algo chamado força vital, uma maneira de compreensão da natureza, da sociedade e de si mesmo em que uma energia de origem comum permeia infinitamente todos os seres vivos e materiais do mundo visível e do invisível. A força vital que um homem carrega não morre com ele, ela apenas se transforma e a energia prevalece. Vem daí o tradicional respeito aos antepassados, uma vez que são eles aqueles que mais acumulam a tal força, assim como experiência e sabedoria.
Philani, Mbali e Dingane vieram para a Cerimônia de Cura, realizado pela curandeira da comunidade, socialmente responsável pela intermediação entre os dois mundos. Os corações partidos, doentes ou desempregados trazem os seus problemas para o evento, uma espécie de divã para os zulus, onde a doutora e seus aprendizes se comunicarão com os antepassados de cada um e trarão ao mundo físico as respostas enviadas por eles.
A Cerimônia de Cura é uma das mais bem preservadas tradições zulu, etnia correspondente a 22% da população da África do Sul e que inclui o atual presidente da república, Jacob Zuma. Ser zulu significa fazer parte de uma identidade e carregar consigo suas tradições, às vezes mais, às vezes menos, às vezes de modo quase imperceptível. Em KwaZulu Natal, região de maior concentração do povo zulu, a cultura e a luta para conservá-la são mais fortes. Ali, é possível encontrar práticas que mantêm vivas tradições centenárias.
A casa onde a reza vai acontecer é redonda e contém apenas um ambiente, todos estão lá dentro e a cantoria já começou. Alguns puxam o coro mais do que os outros, mas todos participam. Do lado esquerdo da única porta ficam as visitas, aproximadamente quinze pessoas entre homens, mulheres e crianças. Do lado direito, duas aprendizas e um curandeiro de outra comunidade, que estava apenas de passagem por ali, mas acabou ficando para a ocasião. No centro da sala, uma galinha, a única não muito feliz em estar presente.
Todos estão à espera da Sangoma, nome dado à conselheira mestre da cerimônia, que chega na hora do fervo. Logo no começo, solta algumas frases em zulu, que provoca risos no público e nesse clima descontraído segue-se quase todo o ritual. Uma a uma, as pessoas se levantam para levar suas oferendas até ela e confessar seus respectivos problemas. Mbali foi quem trouxe a galinha. Ela se ajoelha no centro do ambiente e acende duas velas, enquanto uma das aprendizas leva o bicho para a fora e volta com algumas gotas de sangue, que são brevemente carimbadas na testa da jovem. Depois de Mbali, todos os interessados se encaminham para o meio da sala e se posicionam ao seu lado, onde um por um recebe a bênção da Sangoma.
Agora tudo está pronto. A cantoria mais pesada começa e todas as energias estão concentradas para a conexão com os ancestrais. Um dos jovens do ambiente está preparado com papel e caneta, pois quando o antepassado começa a dar os seus conselhos pelas bocas dos quatros especialistas presentes, ele fala rápido, muito rápido: dizem para Mbali não se preocupar, que o casamento vai dar certo, mas é preciso paciência para esperar. Philani deve continuar rezando para os seus antepassados, mas tem que se dedicar mais na procura do emprego. Para Dingane, que veio checar se deveria seguir o conselho da primeira curandeira, a resposta é positiva: ela estava certa e é melhor preparar uma cabra no final de semana como oferenda.
Apesar de 80% da população praticar o cristianismo na África do Sul, estima-se que a porcentagem é a mesma para o número de pessoas que frequentam a Cerimônia de Cura ao menos três vezes ao ano, um dado para entender a importância e força do evento na tradição local, que ao mesmo tempo em que procura responder às inseguranças de seus frequentadores, é também para eles, uma maneira de alcançar a reserva inesgotável de energia e transmissão conhecimento.
*Nomes fictícios

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple