Pular para o conteúdo principal

Diálogos entre duas tradições...

Felipe: Não me importo com a idéia de Gautama realizando algum trabalho de preparação aqui na terra, presdispondo para a Tua Boa Nova, Mestre. Não  me sinto à vontade com a idéia de que ele possa ser considerado em outra tradição no mesmo nível do senhor, de que o Silêncio dele tenha o mesmo alcance que Tua Palavra.

Jesus: Tu colocarias limites ao amor do Pai? Gostarias que Ele se recusasse a incontáveis gerações e raças de homens, que o tem buscado com tanta sinceridade? Sem dúvida, é verdade que trago a ti e a todos os homens a Sua Palavra onipotente, mas tu me reconheces somente agora, Felipe? Há tanto tempo estou contigo, e ainda não me reconheces, exceto por essa forma tão restrita?

Felipe: Queres dizer, Mestre, que quando ouvimos Gautama devemos ser capazes de te reconhecer?

Jesus: Felipe, ouve a voz do Espírito, pois é ela que abre a mente, liberta o coração, junta o que está separado e perdido, mantém inabalável fidelidade, instila a paz, renova a confiança, conforta e tolera. Feliz de ti se ouvires essa voz!

Felipe: Ultimamente, falas com muita frequência em Gautama, a Luz da Ásia, Rabi. O que esse estrangeiro tem a ver conosco?

Jesus: Felipe, justamente pelo que dizes mostras o quanto estás precisando daquilo que ele tem para oferecer. Pergunta a ti mesmo o que ti impede de ouvir Gautama. Algum tipo de presunção ou a certeza que ele não tem qualquer verdade a oferecer que já não tenhas ouvido de meus lábios? Será o medo de que ele te leve para longe de mim, ou dê provas de que estou errado? Sentes a mesma hostilidade por Moisés ou Elias? Entretanto, tu e Simão já me viram conversando com eles.

Simão: Espera aí Senhor, Moisés e Elias fazem parte da nossa tradição. O Felipe está com razão! Eles são os pais da nossa tradição, ver-te conversando com eles foi a confirmação sagrada do que  nossos corações nos haviam segredado sobre ti. Foi como um alegre casamento entre o antigo e o novo.

Jesus: Estás vendo? Vossos corações, muito antes de vossas mentes,foram capazes de sentir a ligação entre minhas palavras, minhas ações e tudo o que fostes ensinados a crer. Confia no coração! Não estou querendo dizer para ignorar as perguntas da mente, mas apenas que deveis abrir os corações para uma experiência... Dai voz às vossas dúvidas e hesitações dialogando com eles. Se verdadeiramente os ouvirdes, e eles vos ouvirem, como poderá falhar o vosso crescimento na luz?
O Espírito que vos está sendo dado não é da espécie que pretende confinar-vos dentro de um pequeno mundo sectário.
É um Espírito que transpõe barreiras existentes entre os mundos, não mediante a destruição do que os caracteriza, mas através da comunhão entre eles. Nessa comunhão, Simão, abre-se o Caminho que fica além de todos os caminhos.

Simão: Poderão diálogos como este ser uma nova forma de oração, Rabi?

Jesus: Não apenas uma nova forma, mas aforma mais alta dessa mesma ida e volta. As preces são descritas como diálogos com Deus. Mas como poderemos conversar com algo que está além da linguagem? Mediante a linguagem, o diálogo pode levar a libertação da mente e do coração, que é a Palavra de Deus segredada a nós no silêncio. Nossa resposta muda é essa excitação que nos arrebata, o salto de alegria, o reconhecimento,  a expansão da nossa vida.

Simão: Falas, Rabi, numa palavra muda e de uma resposta não articulada. É assim, também, o segredo de Gautama?

Jesus: O sentido do silêncio de Gautama tem muitos aspectos. Gautama conta uma história a respeito de um homem que foi ferido por uma seta envenenada. Antes de permitir que a retirassem, ele quis saber que tipo de seta fora usada e de que espécie de veneno estava ela impregnada. Claro que esse homem morreu antes que essas perguntas fossem respondidas. Da mesma forma, Gautama nos ensina que, se insistirmos em compreender Deus e a alma humana, estaremos mortos por causa dos nossos muitos males, bem antes que a nossa mente atinja o conhecimento necessário.

Felipe: E concordas com ele nesse ponto, Mestre?

Jesus: Não vês que aquilo contra o qual ele nos alerta é o erro fatal dos fariseus? Mais uma vez eu já os avisei de que morrerão em pecado por se recusarem a reconhecer João Batista ou a mim. Eu disse "se recusam a reconhecer", pois os casos de cura e as obras de salvação estão aí, para que todos vejam, como o sinal certo pelo qual o Espírito Santo é reconhecido. Tivessem eles o coração sincronizado com espírito, como poderiam deixar de reconhecer-me? É por esse método que reconhecereis se Gautama está comigo ou contra mim. Mas,  porque não concordo com as idéias deles a respeito de Deus ou do Messias, eles não podem me aceitar. A obstinação de suas mentes torna estúpidos seus corações. Seus corações estão atrofiados. É contra esse perigo que Gautama nos alerta, e esse é o perigo que ele almeja eliminar com seu silêncio.

Simão: Tu também acreditas no silêncio, Rabi, do mesmo modo que Gautama, e Gautama também comunica uma palavra, do mesmo modo que tu?

Jesus: Lembra-te da história  que contei sobre o semeador e a semente?  Era preciso que a terra fosse boa - uma terra sem cardos, pedras ou urzes, uma terra que tivesse sido revolvida e arejada - e era preciso que a semente fosse boa. Gautama dá ênfase à preparação do solo, enquanto eu valorizo a dádiva da semente.Entretanto, a terra não daria frutos sem a semente, e ambas dependem do sol, da chuva e da estação do plantio, do calor do coração e da dádiva do espírito.

Simão: Então há a necessidade de ambos, do silêncio e da palavra para que o espírito cresça de algum modo. Tu nos falastes dos perigos da palavra sem o silêncio, Rabi. Há também perigo num silêncio sem palavras?

Jesus: Os perigos podem ser maiores ainda, pois são bem mais sutís. Um solo bom e rico pode ser confundido com um fim em si mesmo; mas o fazendeiro sabe que é um desperdício deixar um bom solo sem cultivo. Por isso Simão, o mesmo acontece com o silêncio e a palavra: como pode existir uma palavra silenciosa ou um silêncio loguaz? Quero que saibas, que existe um silêncio que prepara o caminho da palavra, um silêncio que é a mais alta elocução dessa palavra. Foi por isso que eu disse que o silêncio de Gautama é complexo. Quem melhor do que ele conhece a arte de aplainar, derrubar montanhas e encher vales, preparando o caminho no mundo para a minha vinda? Mas o seu silêncio ultrapassa os limites da boa vontade. Ele também conhece o silêncio da palavra que transborda, o silêncio prenhe do que está além do enunciado, o inefável gemido do Espírito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple