Pular para o conteúdo principal

Ganância e descaso geram tragédia

Aflição e dor...
 
Testemunhas em Santa Maria relatam cenas de desespero e mortes
""
Testemunhas da tragédia em Santa Maria (RS), onde um incêndio na madrugada de domingo deixou ao menos 231 mortos, relataram cenas de desespero e morte na casa noturna Kiss.
Abaixo, alguns de seus depoimentos, bem como o da presidente Dilma Rouseff, que está na cidade gaúcha para acompanhar os desdobramentos do episódio:
Sargento Artur Rigue, à BBC Brasil
'Nunca presenciei uma tragédia como essa em minha carreira', disse o sargento, que participou dos esforços de resgate após o incêndio na boate Kiss.
Ele contou que havia dezenas de corpos 'empilhados' em diversas partes da boate. 'Alguns estavam no banheiro. Eles morreram asfixiados.'
Jenifer Rossi, estudante de odontologia, ao jornal 'Zero Hora'
A estudante disse ao diário gaúcho que comemorava seu aniversário de 19 anos na casa noturna quando percebeu o incêndio - provocado, segundo ela e outras testemunhas, por um sinalizador acendido por um integrante da banda que tocava no local.
'(A tragédia) foi muito rápida. Quando eu vi que a coisa estava feia, peguei uma amiga pelo braço e corri', conta. 'Muitos conhecidos estão entre as vítimas. Não era o aniversário que eu tinha planejado.'
Ela disse que a saída do local foi dificultada por este ter apenas uma porta de saída.
Murilo de Toledo Tiecher, estudante, no Facebook
Em mensagem em seu perfil no Facebook, o estudante diz que foi um dos '50 primeiros a sair' da casa noturna após o início do incêndio.
'No inicio do tumulto, tentaram segurar as portas com os seguranças e manter as pessoas ali pra que não saíssem da boate! Não sei se pensavam que era uma briga e nao queriam que saissem sem pagar! Só depois que a multidão derrubou os seguranças eh que viram a merda que fizeram', afirmou.
Ele confirmou as declarações ao jornal Zero Hora.
Michele Pereira, auxiliar de escritório, à Folha de S. Paulo
Michele disse que estava em frente ao palco da boate quando o incêndio começou e confirmou que o fogo começou com sinalizadores disparados pela banda. 'Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar', contou.
Ela conseguiu sair da boate e viu 'muita gente sendo pisoteada no desespero' para deixar o local.
'Foi terrível, cena de filme de horror! Corpos caídos pelo chão, muita gente desmaiada, chorando, tentando respirar porque a fumaça era muita', contou ao jornal.
Fernanda Bona, fotógrafa, à GloboNews
A fotógrafa diz que conseguiu deixar o local em cinco minutos e que não foi impedida.
'Eu estava em estado de choque. Achei que iam conseguir controlar o fogo. (Mas) dez minutos depois estava um horror, muita gente ferida e intoxicada.'
Ela disse que a boate Kiss é muito conhecida em Santa Maria e muito frequentada pelos estudantes da região.
Michele Schneid, caixa da boate, em depoimento reproduzido pela Associated Press
Segundo ela, os frequentadores da Kiss começaram a gritar 'fogo', o que causou tumulto e correria em direção à saída.
'Muitas pessoas correram para os banheiros e acabaram morrendo sufocadas', declarou.
Presidente Dilma Rousseff, em pronunciamento
Dilma se emocionou ao comentar a incêndio no Rio Grande do Sul. 'Eu queria dizer para a população do nosso país e para a população de Santa Maria o quanto, nesse momento de tristeza, nós estamos juntos e necessariamente iremos superar mantendo a tristeza', declarou.
Ela estava em viagem oficial ao Chile, mas cancelou seus compromissos e viajou para Santa Maria.
A presidente diz que o governo federal irá fornecer recursos para ajudar na identificação dos corpos e no socorro às vítimas. Ainda segundo Dilma, o Rio Grande do Sul tem uma boa estrutura de saúde, mas o governo deslocará 'tudo que for necessário' e disponibilizará uma base da Aeronáutica às autoridades locais.

Comentários

  1. Ó meu Deus! Ó meu Deus! Verdadeiramente, este teu servo, humilde ante a majestade de tua divina supremacia e submisso à porta de Tua unicidade, creu em Ti e em Teus versículos e testificou Tua palavra, tendo sido aceso com o fogo de Teu amor, imerso nas profundezas do oceano de Teu conhecimento, e atraído por Tuas brisas. Ele confiou em Ti, volveu a face a Ti, ofereceu a Ti suas súplicas e recebeu a certeza de Teu perdão e indulgência. Ele abandonou esta vida mortal e levantou vôo para o reino da imortalidade, anelando pela graça de atingir Tua Presença.
    Ó Senhor! Exalta-lhe a posição; abriga-o à sombra do pavilhão de Tua mercê suprema; faze-o adentrar teu glorioso paraíso e perpetua-lhe a existência em teu sublime jardim de rosas, a fim de que ele venha a se imergir no oceano da luz, no mundo dos mistérios.
    Tu, em verdade, és o Generoso, o Poderoso, O que sempre perdoa, o Dispensador de Graças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Fátima por essa oração por aqueles que sofreram por essa inesperada tragédia, assim como, por aqueles que viverão suas ausências...

      Excluir
  2. E agora, os recursos do governo federal adiantará em que? Do que adianta esse mesmo governo se emocionar? Quero saber qual será o governante que mandará verificar todas essas casas, que também são culpadas pelas mortes através de drogas, bebidas alcoólicas, etc?
    Em matéria de hipocrisia e demagogia, essa tragédia para este governo está do jeito que ele gosta.
    Só resta fecharem essas casas imediatamente, ou irão esperar acontecer novamente?
    É claro que o alvará e o laudo do corpo de bombeiros, só foram conseguidos por esse estabelecimento porque o suborno rolou solto.
    Daqui alguns meses, a casa estará reformada, aberta, funcionando, e o que é pior, existirão pessoa que a frequentarão.

    ResponderExcluir

  3. Amigo Jorge,

    Alguma vez o Detran foi à sua porta para que você renovasse a vistoria do seu veículo e pagasse o Ipva ou Dpvat para que pudesse andar pelas ruas dentro da legalidade? Quando você vai ao Corpo de Bombeiros para solicitar uma vistoria em um estabelecimento criado por você, tem que levar os dados necessários para qual finalidade, qual a quantidade máxima de frequentadores, etc. Com isso, o Alvará poderá ser dado pela Prefeitura segundo o que o Corpo de Bombeiros verificou... ou seja: Se é para uma frequência máxima de 630 pessoas, uma porta de 2metros, já está pré estabelecida como correta, os metros quadrados do ambiente estão de acordo, etc. Isso tudo, mantido dentro daquilo que você apresentou para a fiscalização... só, que a quantidade de pessoas era tres veses maior, a forma de cobrança por comanda no final, criando o impedimento da saída em caso de incêndio, de forma aleatória e emergencial... Em S.Paulo, existe uma boite com capacidade para 3000 jovens, com uma forma nova de pagamento que evita qualquer bloqueio... a pessoa quando chega vai a um dos quatro guichês e compra um bilhete no valor de 30,00 reais e passa a ter um crédito de compra que pode ser feito várias vêses durante o período... assim, ao acontecer uma necessidade emergencial de sair, ela pode sair por qualquer das quatro portas disponíveis...não havendo a necessidade de seguranças para barrar alguém com a finalidade de cobrança... A forma como se abrem as portas também é relevante, pois não existem maçanetas ou travas que dificultem... basta que a pessoa a empurre de dentro para fora, ela abre-se automaticamente. As vêses as legislações só são mudadas quando existem tragédias e a necessidade de uma jurisprudência que modifique e adeque as necessidades vingentes!...

    No mais, é procurar bodes expiatórios, sem um resultado prático.

    Agora, é só orar ou rezar conforme o credo...

    Um grande abraço saudoso e beijos nos familiares queridos.



    Alfredo


    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple