Pular para o conteúdo principal

Publicado em 16/04/2013

MADURO A ESPANHOL: 
NÃO SOMOS MAIS COLÔNIA

“O povo da Venezuela já se libertou. Somos o povo de Bolívar, que há muito tempo derrotou as tropas do rei”


Na foto, a metrópole e a colônia, na ordem


Saiu na RTP:

MADURO RESPONDE A MINISTRO ESPANHOL COM ADVERTÊNCIA FORMAL

O candidato vencedor das eleições venezuelanas lançou uma solene advertência ao Governo de Madrid e aos seus interesses na Venezuela: “Cuidado, Espanha”. Nicolas Maduro respondia desse modo às declarações do chefe da diplomacia espanhola, José Manuel García-Margallo que manifestara um não reconhecimento do resultado eleitoral enquanto não forem recontados os votos. Mas os oito políticos espanhóis enviados à Venezuela como observadores pronunciaram-se favoravelmente sobre a correção do processo eleitoral.

García-Margallo tinha dito que é melhor esperar “para ver quem é o ganhador”. Exortara, além disso, ao “diálogo” do chavismo com a oposição e à recontagem dos votos, tal como reclama essa oposição, encabeçada pelo candidato Henrique Capriles.

Nicolás Maduro, no seu primeiro discurso como presidente eleito, reagiu violentamente às declarações do ministro espanhol, lembrando: “O povo da Venezuela já se libertou. Somos o povo de Bolívar, que há muito tempo derrotou as tropas do rei”.

Passando à contra-ofensiva, Maduro aconselhara os membros do Governo espanhol: “Tratem dos 25 por cento de desemprego, que estão a tirar a habitação aos trabalhadores (…), preocupem-se com isso, não com a Venezuela, que é um país livre e tem uma democracia”.

Para além disso, Maduro ameaçou que “tomará medidas a todos os níveis” se Madrid persistir numa política considerada de ingerência. E foi recordando os investimentos da companhia espanhola Repsol na exploração de petróleo e gás da Venezuela, que poderão ser afetados por uma deterioração das relações entre os dois países.

Com efeito, não há dúvida que as relações se deterioram. Para além das palavras de Maduro, há o gesto do ministro venezuelano dos Negócios Estrangeiros, Elías Jaua, de fazer regressar para consultas o seu embaixador em Madrid. Jaua respondeu à atitude expectante de García-Margallo, sobre o “ganhador”, afirmando: “Há aqui um ganhador”.

Navalha
Quem também acha que a Venezuela não é uma democracia; que o Brasil só deveria reconhecer a vitória de Maduro depois da recontagem, como determinaram os Estados Unidos; e que, daqui a três anos, o Maduro vai cair – quem acha tudo isso é o Ataúlfo Merval de Paiva (*).
Cuja opinião costuma coincidir com a da política externa americana, e a da Metrópole.
No caso, Maduro mostrou que a Venezuela não é mais Colônia e quem vai mal, muito mal é a antiga Metrópole.
Paulo Henrique Amorim
(*) Até agora, Ataúlfo de Paiva era o mais medíocre dos imortais da história da Academia Brasileira de Letras. Tão medíocre, que, ao assumir, o sucessor, José Lins do Rego, rompeu a tradição e, em lugar de exaltar as virtudes do morto, espinafrou sua notória mediocridade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple