Pular para o conteúdo principal

Haverá um representante de Casimiro de Abreu

Seminário "A Cidade e o Mundo 2013" 
PU
Paris: principal destino do turismo, é referência administrativa e de criatividade urbana.
Medidas simples e eficazes para elevar o IDH, desenvolvimento auto  sustentável, captação de recursos no exterior, qualidade de vida, são alguns dos temas em pauta  no seminário  internacional « A Cidade e o Mundo», que acontece entre 12 e 14 de julho em Paris e cidades próximas. 
Maiores detalhes através do email
iiccaparis@gmail.com
Favor priorizar contatos por email, no sentido de reduzir o afluxo de telefonemas.
Aviso aos Navegantes
Aos participantes de « A Cidade e o Mundo 2013 » informamos que :
A diferença horária entre Brasil e França, nesta época, é de cinco horas.
Os emails do Brasil, enviados no per
íodo da tarde, são respondidos no dia seguinte. 


Sagacidade : a arte de aproveitar

séculos de cultura administrativa

          O rei Henrique IV mudou de religião para assumir o poder na França e justificou que « Paris valia uma missa ». O irlandês James Joyce disse « preferir Paris em guerra do que Dublin em paz ». O norte-americano Ernest Hemingway escreveu « Paris é uma festa ». E Woody Allen aproveitou a cidade para fazer seu filme de maior sucesso, « Meia-Noite em Paris ». Quem foi ao cinema, leu livros, ouviu música, assistiu TV ou mesmo um desenho animado de Walt Disney, nos últimos cem anos, colocou visita à Paris na agenda da vida. Além de ter a seu serviço de marketing importantes artistas do mundo, a cidade possui magia que se impôs até mesmo diante de Hitler, que não hesitou em bombardear Londres diversas vezes mas preservou a cidade das luzes.
          Mais do que destino turístico, porém, uma boa viagem à capital francesa vale por um curso de administração pública. A França é um dos países mais antigos da Europa, eis que mesmo grandes nações como a Itália e a Alemanha foram unificadas há menos de 200 anos. A cultura administrativa francesa, acumulada em séculos, possui virtudes e defeitos, estes sempre na mira de debates e de propostas de reformas por parte dos políticos locais. Saber discernir entre eles, para aproveitar o melhor de uma viagem, é o primeiro passo para que um conhecimento seja bem sucedido e tenha frutos positivos. E para isto um guia de terreno é fundamental.
Mairie de Paris - Gérard SanzParis conta com 38 piscinas públicas 

Medidas simples para elevar o IDH

          Em uma área 17 vezes menor que a do Brasil, a França conta com 36 785 cidades, enquanto os brasileiros têm 5 565 sedes municipais. O PIB da França é um pouco maior do que o do Brasil, para uma população quatro vezes menor. Paris tem 2 234.000 habitantes e é dividida em vinte sub-prefeituras. A diferença de recursos e de experiência entre uma cidade brasileira e uma francesa é grande, o que torna o trabalho de um gestor brasileiro um desafio gigantesco. Mas aí é onde entra a astúcia de conhecer e aproveitar soluções simples que foram testadas e aperfeiçoadas, por outros, durante séculos. Os franceses também fazem assim. Seus administradores viajam por todo o mundo em busca de idéias e medidas para prever, enfrentar e resolver os problemas urbanos.

Mediatecas
A capital francesa tem 60 mediatecas municipais (bibliotecas ampliadas com cds e dvds)

Amizades entre cidades
 A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação. Uma visita ao exterior pode ser o primeiro passo para conhecer e escolher uma cidade para estabelecer acordos que sejam benéficos às comunidades.
Foi o movimento federalista francês « La Fédération » que lançou após a Segunda Guerra, a idéia de
« jumelage », que significa a realização de acordos de amizades entre cidades de países diferentes para intercâmbio cultural, social e econômico. Lucien Tharradin, prefeito da cidade francesa de Montbéliard, antigo resistente ao nazismo e sobrevivente do campo de concentração de Buchenwald, lançou as primeiras bases do movimento ao propor e realizar uma « jumelage » com a cidade alemã de Ludwigsburg. Ele considerava na época que iniciativas como esta eram um meio de progredir no plano das relações internacionais e de apaziguar os ódios e rancores, contribuindo para melhorar as relações entre vizinhos de países diferentes e outrora em guerra. Em 1951 prefeitos de 50 cidades européias criaram o Conselho de Comunas(cidades) e Regiões da Europa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

Nathaniel Townsley Live at Triple

Herbie Hancock Quartet München 1991