Pular para o conteúdo principal

O reconhecimento de um grande gestor de projetos que implantou o desenvolvimento de negócios em Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu concorre ao prêmio Prefeito Empreendedor 2013 com projeto da agricultura

Posted by Angel Morote on sexta-feira, 1 de novembro de 20130
Projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’ prevê uma série de ações integradas na área rural do município

Representantes do Sebrae-RJ se reuniram com os gestores do município de Casimiro de Abreu para apresentar o regulamento e as etapas do 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2013/2014. Neste ano, a Prefeitura vai inscrever o projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’ e concorrer em duas categorias: Melhor Projeto e Pequenos Negócios no Campo.

O encontro reuniu todos os secretários e subsecretários municipais, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, responsável pelas ações e investimentos na área rural. “O prêmio visa reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento dos pequenos negócios no município”, falou o gestor de projetos do Sebrae, Ronald Silveira.

Esta é a segunda vez que Casimiro de Abreu participa da premiação que acontece a cada dois anos. Em 2011/12, também com o projeto voltado para a agricultura familiar, o prefeito Antônio Marcos ficou entre os 20 finalistas do Estado do Rio de Janeiro, tendo concorrido 65 municípios fluminenses. “Melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo, dando dignidade e valorizando o seu trabalho. É isso que estamos fazendo aqui em Casimiro de Abreu”, ressaltou o secretário de Agricultura, Ubirajara Pina.

INVESTIMENTOS NO CAMPO - O projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’ prevê várias ações integradas na área rural. Desde 2009, a Prefeitura vem melhorando a qualidade de vida de mais de 200 famílias que vivem no campo e produzem variadas culturas, como aipim, inhame, maxixe, banana, laranja, feijão, milho, abóbora, entre outros. A Administração Municipal vem investindo na compra de maquinários e implementos agrícolas. Hoje, todas as comunidades rurais são atendidas por tratores e retroescavadeiras que ajudam no preparo do solo. O programa ‘Estradas da Produção’, em parceria com a Emater-RJ, recuperou neste ano 40Km de estradas vicinais, o que facilitou o escoamento da produção agrícola.

Em 2011, a Prefeitura adquiriu a batedeira de grãos, máquina que facilita o beneficiamento do feijão. Com a ajuda da tecnologia, a produção em 2013 aumentou mais de 300% em relação ao ano anterior. Produtores que antes plantavam para o consumo próprio comemoram os resultados deste ano, quando a safra passou de 25 toneladas de feijão.

A Secretaria também fornece orientação técnica aos pequenos produtores, vacinas para controle de doenças em bovinos e equinos, além do transporte adequado para abater o gado.

TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO - Hoje, os pequenos produtores contam com um caminhão-baú cedido pela Prefeitura para o transporte da produção comercializada na Feira do Pequeno Produtor Rural, que acontece todas as sextas-feiras, na sede do município, e aos sábados, no distrito Barra de São João. A Secretaria de Agricultura também realizou uma parceria com a Ceasa de São Gonçalo para que os agricultores disponham de mais um local para a venda direta.

Outro incentivo do Poder Público é a construção do Mercado do Produtor Rural, que está sendo construído às margens da Rodovia BR-101. O prédio terá dez boxes que serão ocupados pelas associações dos produtores. O objetivo é contemplar todas as comunidades agrícolas, que terão, além da Feira do Produtor e da Ceasa, mais um espaço para comercialização.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – A Prefeitura começou a construção de um galpão que vai abrigar as embalagens vazias de defensivos agrícolas. Paralelo a construção do galpão, a Prefeitura deu início ao projeto 'Prevenção da Saúde do Trabalhador Rural’. A proposta é orientar os produtores sobre a destinação correta dos recipientes que contêm agrotóxicos e mostrar os riscos que o uso dessas substâncias oferece para a saúde e ao meio ambiente. Neste primeiro momento, a equipe está se reunindo com os produtores para levar informações sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). A médio e longo prazo, o projeto visa acabar de vez com o uso do defensivo através do incentivo a agricultura orgânica e a agrofloresta.

A Prefeitura também mantém os Tanques de Pesca Comunitária no Sítio Agrícola e no Palmital. Os espaços são gratuitos e abrem todos os domingos. A cada 15 dias, a Secretaria de Agricultura reabastece os tanques com a tilápia, espécie cultivada no Sítio Agrícola, onde ficam o laboratório e os tanques de piscicultura.

INCENTIVO AO TURISMO RURAL – A Prefeitura está aproveitando o potencial do município para incentivar o turismo nas propriedades rurais do município. A proposta é que os pequenos agricultores abram suas porteiras para o visitante vivenciar um pouco do dia a dia na fazenda. Baseado no projeto ‘Acolhida na Colônia, que acontece em uma comunidade tradicional do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura pretende investir em infraestrutura e na qualificação dos produtores rurais.


ASSOCIAÇÕES - O governo também incentiva a formação de associações. Hoje, o município conta com associações instituídas nas comunidades do Ribeirão, Visconde, Brejão, Macharet, Quarenta e Serra. Em 2010 foi criada a Associação da Agricultura Familiar, que atualmente conta com 30 produtores responsáveis por fornecer 16 toneladas de alimentos, todos os meses, para a merenda escolar das 22 unidades de ensino municipal, além de seis colégios estaduais. A Prefeitura cede um espaço para seleção dos alimentos, além do caminhão-baú, que todas as segundas-feiras transporta a produção até as escolas.
Tagged as: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple