Pular para o conteúdo principal

Programa incetiva recuperação e preservação do meio ambiente em Casimiro de Abreu

Conservador de Águas' vai apoiar ações e projetos de adequação ambiental das propriedades rurais do município

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Casimiro de Abreu, com auxílio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, desenvolveu o programa 'Conservador de Águas', destinado a financiar projetos e ações de recuperação e preservação no município. O principal objetivo é a adequação ambiental das propriedades rurais localizadas nas microbacias de Casimiro de Abreu, com foco na conservação dos recursos hídricos.
O programa foi baseado na proposta de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA), porém se inspira mais na lógica da compensação ambiental, apoiando ações de recuperação, conservação e preservação do meio ambiente por meio de incentivos como, benefícios tributários, mecanismos e procedimentos compensatórios, apoio técnico, científico e operacional aos proprietários rurais. “Nossa proposta é a adesão voluntária dos proprietários que tenham a consciência de que preservar vale mais do que derrubar a floresta. Estamos propondo ações que garantam a quantidade e a qualidade da água que abastece a cidade através de práticas sustentáveis que conciliem a atividade econômica com a conservação”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Thiago Michelini.
Para exemplificar as ações do programa, o engenheiro agrônomo citou o caso de um dono de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que pode inscrever um projeto de sinalização de trilhas ou de pesquisa de identificação de fauna e flora; um produtor que já trabalha com agrofloresta pode requerer o financiamento para melhorar a infraestrutura de sua casa para receber turistas e estudantes; o proprietário que deseja recuperar a mata ciliar, pode receber ajuda para fazer a cerca e o plantio de mudas em Áreas de Proteção Permanente (APP).
Entre outras ações, o Programa 'Conservador de Águas' vai disponibilizar recursos para recuperação e manutenção das áreas de preservação permanentes e reservas legais; manejo conservacionista dos solos na agricultura e pecuária; uso e manejo adequado da biodiversidade, por meio da implementação de sistemas agroflorestais; implantação e apoio às Reservas Particulares do Patrimônio Natural - RPPN’s; criação de banco de sementes e apoio à implantação de viveiros e produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica; correta destinação e tratamento do lixo inorgânico e tóxico; implantação de projetos de turismo rural e ecológico, incentivo à agroindústria familiar, e construção e melhoria de instalações; implementação de produções alternativas de energia; apoiar processos que visem à certificação de produtos resultantes de projetos socioambientais; apicultura, criação de abelhas nativas, piscicultura, cultivo de plantas medicinais e jardinagem ecológica.
Como recurso permanente, o programa vai contar com no mínimo 15% dos valores anuais arrecadados pelo Fundo Municipal de Meio Ambiente, além de verba eventuais, como valores alocados em razão de Termos de Ajustamento de Conduta – TAC, receitas de convênios, contratos, acordos e ajustes firmados, visando a atender aos objetivos do Programa, além de contribuições, dotações e legados de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado, nacionais ou internacionais.
De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), Gerson Vieira, o programa foi amplamente discutido durante as reuniões do órgão. Para tratar apenas do tema, foi criada a Câmara Temática Permanente Conservador de Águas que ficará responsável por analisar e deliberar todas as ações do programa. “Entre outras responsabilidades, a Câmara também vai auxiliar na seleção das microbacias prioritárias para receber os recursos anuais e as formas de aplicação dos recursos, bem como os critérios para a seleção dos projetos e os recursos que serão aplicados em cada microbacia e repassados a cada proprietário por cada projeto”, falou Gerson.

Publicado em 30/1/2014

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple