Pular para o conteúdo principal

Casimiro de Abreu comemora o Dia Mundial da Água com semana de atividades sobre o tema


Laboratório móvel fará simulação de como é feito o tratamento da água antes do consumo pelos usuários

Reforçar a importância da água, o consumo consciente desse bem finito e como a preservação do meio ambiente impacta na qualidade e quantidade dos recursos hídricos disponíveis. Com essa proposta, a Prefeitura de Casimiro de Abreu preparou uma programação especial para marcar o Dia Mundial da Água, dia 22, e o Dia Mundial da Floresta, dia 21.

De terça a sexta-feira, estudantes e moradores vão poder assistir palestras sobre o tema com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Associação Mico-Leão-Dourado e do Consórcio Lagos São João. O público ainda terá a oportunidade de conhecer o laboratório móvel da Funasa e entender como é feita a análise e o tratamento da água antes de chegar ao consumidor.

Na terça-feira, dia 18, as atividades acontecem no CRAS de Professor Souza. Na quarta-feira, dia 19, na Biblioteca Municipal de Rio Dourado. Na quinta-feira, 20, na Biblioteca Municipal, localizada na Beira-Rio, em Barra de São João. Na sexta-feira, dia 21, na Casa de Cultura, na sede do município. O evento vai contemplar todos os distritos e acontece sempre das 9 às 16 horas.

ÁGUA x FLORESTA - Cercada por matas, serras e banhada pelo Oceano Atlântico, Casimiro de Abreu se destaca por sua exuberância natural. Com cerca de 50% de seu território coberto pela Mata Atlântica, o município é reconhecido pela abundância de seus recursos hídricos. Afinal, uma floresta em pé e bem conservada garante uma série de benefícios indispensáveis à vida e ao meio ambiente, como manutenção da biodiversidade, equilíbrio climático e a geração de recursos hídricos em maior quantidade e melhor qualidade.

Casimiro de Abreu está inserido em duas importantes bacias hidrográficas (Macaé e São João). É na serra casimirense, que estão algumas das principais nascentes que contribuem para essas bacias responsáveis pelo abastecimento das cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense, inclusive do próprio município. É do rio Macaé, por exemplo, a água que abastece Barra de São João e Rio Dourado, bem como as cidades vizinhas de Rio das Ostras e Macaé. Do São João vem a água dos moradores de Silva Jardim, Araruama e São Pedro da Aldeia.

Na sede de Casimiro de Abreu, a captação do SAAE fica no lugarejo chamado Matumbo – Córrego da Luz, uma área de vegetação bem preservada, o que garante a qualidade da água distribuída aos moradores da sede do município. "Temos a responsabilidade de cuidar dessas nascentes para garantir que este bem tão precioso e fundamental para a vida do homem se perpetue entre as gerações futuras. Por isso a importância de mostrar para as pessoas que é preciso preservar as florestas e as matas ciliares, que funcionam como um filtro, protegendo nossos rios, córregos e também a biodiversidade", ressaltou diretor do Departamento de Educação Ambiental da Semmads, Luizmar Mozer.

CONSUMO CONSCIENTE - A água é essencial à vida. No entanto, seu consumo excessivo está comprometendo sua disponibilidade no planeta. Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%, seja entre a captação, o tratamento e a distribuição, ou pelo mau uso dos consumidores.
Apesar de Casimiro de Abreu ser privilegiado por seus recursos hídricos, é preciso que o consumo de água seja feito de forma consciente. "Para que a água continue sendo um bem disponível a todos, é preciso que o consumo seja feito de forma sustentável, evitando o desperdício. Para isso, técnicos do SAAE vão dar dicas de economia e mostrar que todos podem colaborar para isso", ressaltou a vice-presidente do SAAE, Laila Pedro Manhães.

Publicado em 13/3/2014
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple