Pular para o conteúdo principal

Dissertação de mestrado revela existência de antigo quilombo na serra Casimirense


Pequena localidade na região serrana do município foi habitada por escravos refugiados, antes da colonização Suíça

Depois da cidade de Casimiro de Abreu ter parte da história de sua colonização registrada em um curta-metragem, financiado pela Fundação Cultural, mais um período histórico do município e da resistência escrava no Rio de Janeiro se perpetuam, dessa vez em uma dissertação de mestrado da Universidade Federal Fluminense. “Conflitos de terra e Quilombos na Colonização do Rio de Janeiro” é um trabalho de pesquisa de 10 anos, somando a graduação e pós-graduação da historiadora Renata Azevedo Lima, que analisa como objeto principal a localidade de nome “Quilombo”, na serra casimirense. 

Reconhecida pela Banca Examinadora na UFF como de relevância social e acadêmica, a dissertação de mestrado, segundo a historiadora Renata, “é um livro do documentário”, produzido por ela para pesquisar os conflitos pela posse de terras na época da colonização Suíça e, sobretudo, a origem histórica do nome Quilombo. Há dezenas de anos, curiosamente, vivem na região principalmente descendentes de colonos suíços, que quando se instalaram na década de 20, afirmaram que lá já havia quilombos há pelo menos 10 anos, e que os destruíram para se apossarem das terras. 

Na dissertação, a historiadora Renata documenta que a localidade Quilombo, em Casimiro de Abreu, foi refúgio de escravos, denominados quilombolas. A luta pela liberdade, contra a escravidão, levou também à formação de quilombos. E um dos redutos especiais escolhidos pelos quilombolas para viverem em liberdade foi a Serra do Mar, para onde a colonização portuguesa ainda não tinha avançado até o início dos anos de 1800. Esta serra, hoje tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac e preservada por legislações de proteção do município casimirense, é um dos maciços mais altos do Brasil e se estende como uma cadeia montanhosa do Rio de Janeiro ao norte de Santa Catarina.

Características visíveis até hoje denotam que a localidade era realmente um quilombo: o difícil acesso, a subida íngreme (que até pouco tempo só podia ser feita com veículo tracionado), a altitude aproximada de 750 metros (o que permite uma ampla visão de toda a área) e vestígios de uma agricultura bastante antiga. 

Durante a pesquisa na Biblioteca Nacional, no Pró-Memória de Nova Friburgo e por meio da aquisição de alguns outros materiais sobre a colonização, tais como manuscritos recolhidos no Brasil e vindos da Suíça, notícias de jornal, censos populacionais, mapas antigos e contemporâneos, fotografias e até mesmo telas da região pintadas por Debret e Rugendas, Renata Lima encontrou provas reais de que a localidade, de fato, era um Quilombo. 

Entre os documentos, a historiadora descobriu matérias no Diário do Rio de Janeiro, um jornal de quase 200 anos, tratando de pelo menos três quilombos localizados em Macaé e na região serrana.
Renata encontrou também um mapa da década de 1990 que se remete à proposta de criação de um quinto distrito do município de Casimiro de Abreu, “Nova Suíça”, mas que foi vetada pelo Poder Legislativo na época.

“Foi nesse momento que surgiu a monografia, transformada em curta-metragem documentário financiado pela Fundação Cultural Casimiro de Abreu, e, por último, a dissertação de mestrado, que pretendo transformar em livro e em tese de doutorado”, conta a historiadora. 

Quem consolida toda a pesquisa de Renata Lima é Alci da Silva, mais conhecido como “seu Cici”, remanescente de quilombola. Com aproximadamente 93 anos, é membro da última família de negros que viveu na localidade serrana casimirense, mas que foi expulsa por descendentes de colonizadores suíços, há aproximadamente 50 anos. 

Para o presidente da Fundação Cultural Casimiro de Abreu, Gustavo Marchiori, toda a pesquisa da historiadora Renata Lima é de suma importância para a identidade e memória do município. “Ficamos muito satisfeitos em poder fomentar, ainda que em parte, o registro de um importante período histórico de Casimiro de Abreu. É compromisso de nossa gestão contribuir para que a memória de nosso município seja preservada. Por isso sempre iremos apoiar, da maneira que for possível, iniciativas tão significativas quanto as da historiadora Renata”, disse Gustavo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple