Pular para o conteúdo principal

O que a faca e o garfo são capazes de fazer...

Página inicial | Actualidade | Sociedade | 'Estamos a morrer de doenças causadas pela ...

Entrevista

'Estamos a morrer de doenças causadas pela faca e o garfo'

Com um discurso quase radical em relação aos produtos de origem animal, à farinha refinada, ao açúcar e às gorduras, os conselhos do médico americano Joel Fuhrman  chegam agora a Portugal, com o lançamento do seu segundo livro, Comer para Viver

4 comentários
 9739  20 
 
 
'Estamos a morrer de doenças causadas pela faca e o garfo'
Os livros com a sua assinatura já venderam mais de um milhão de exemplares nos EUA (em Portugal, o seu Super Imunidade vai na terceira edição). Os programas de televisão em que participa são vistos por dezenas de milhões de telespectadores. Todos os dias recebe centenas de e-mails: uns agradecem por lhes ter salvo a vida, outros afirmam que as suas doenças desapareceram ou que perderam imenso peso. Guru na forma de agir e falar, este médico norte-americano é peremptório: "Temos de mudar a forma de olhar a comida. Há que voltar à natureza, comer local, preferir frutas e vegetais, em vez de comida processada e produtos animais." Uma receita que, segundo Joel Fuhrman, não só dá longevidade como protege o planeta.
Desde quando se dedica a investigar os efeitos da comida na saúde?
Sempre foi o meu hobby. Fui estudar medicina, em 1984, porque tinha interesse no poder da nutrição na prevenção e reversão de doenças. A medicina estava a ir na direção errada e a nutrição já me parecia ser a avenida por onde as pessoas deveriam seguir, para prevenir o cancro, ataques de coração, demência, diabetes.
Chegou a que conclusões, desde então?
As pessoas estão a sofrer e a morrer de doenças causadas pela faca e o garfo, sem necessidade. A ciência da nutrição evoluiu de tal forma que pode afirmar-se, com integridade científica, que os ataques cardíacos, tromboses ou demência, não são uma obrigatoriedade, nos velhos. E podemos ganhar a guerra ao cancro.
Desde quando é que as nossas doenças são causadas pela comida?
Desde os anos 1940 e 1950, quando houve um aumento brutal das taxas de cancro e doenças do coração. Mas já no século XVIII se assinalavam muitas mortes prematuras, causadas por uma dieta que não era a mais adequada. Só que, agora, podemos apontar mais facilmente de que alimentos precisamos para promover a longevidade humana.
E que alimentos são esses?
São aqueles a que chamo Gbombs: Green vegetables (vegetais), Beans (leguminosas), Onions (cebola), Mushrooms (cogumelos), Berries (bagas) e Seeds (sementes).
O que mudou na nossa alimentação, a partir de 1940? Come-se mais comida processada, açúcar, óleos, derivados de animais. Quando se exportou este tipo de comida, os casos de doença cardíaca, diabetes e cancro aumentaram significativamente nos países importadores.
Que outros alimentos devíamos largar?
Arroz branco, massas brancas, pão branco, tudo o que seja feito à base de farinhas refinadas.
Em suma, abandonar aquelas dietas em que se come pão, bolos, bolachas, massas, cereais de pequeno-almoço e se bebem refrigerantes. É de loucos, meter estes alimentos vazios de nutrientes e cheios de calorias no corpo e pensar que não se paga um preço. Somos o que comemos.
Quais os principais efeitos que esses alimentos provocam?
Não é apenas por não terem nutrientes que as comidas processadas devem ser evitadas são absorvidas tão rapidamente que fazem disparar os níveis de insulina. A ciência está a descobrir que a combinação da comida processada com elevados níveis de produtos animais é promotora de cancro.
Quais são os segredos da sua fórmula?
São as Gboms. O principal é comer uma grande salada todos os dias, usando nozes ou sementes para temperar, em vez de azeite.
Assim, há sinergia de macronutrientes para que o corpo resista às doenças e se viva mais tempo.
Não há lugar para carne, peixe ou ovos?
Há, mas nunca em mais do que uma refeição por dia, em pequenas quantidades - cerca de 10% das calorias ingeridas.
Não se pode comer ovos com queijo de manhã, um pedaço de carne ao almoço, um prato de peixe ao jantar e esperar continuar saudável. Há que comer cereais integrais, fruta fresca e bagas ao pequeno-almoço, sopa de feijão e vegetais e uma salada ao almoço, e peixe ou ovos ao jantar.
Em Portugal, come-se muito pão. Sei que também o considera nocivo.
Quanto mais branco for o pão, mais cedo se morrerá. Ele transforma-se em açúcar, produzindo insulina e fazendo com que o pâncreas trabalhe demais. O consumo de pão, arroz branco e açúcar aumenta o risco de diabetes, doenças cardíacas e cancro. Queremos que as pessoas parem de fazer mal a si próprias através de alimentos que não foram desenhados para a nossa espécie. Não quero dizer que é proibido comer pão podem fazer um com mistura de grãos e cereais integrais, por exemplo, mas nunca de trigo branco. Há receitas ótimas, sem serem baseadas em farinha e açúcar.
Tem de concordar que é difícil cumprir a sua dieta, quando comemos metade das nossas refeições em restaurantes.
Os restaurantes também têm de mudar. Difícil é ter uma trombose, ficar sem mexer um braço, não conseguir tomar conta da família.
Comer saudável pode ser divertido e fácil, dá-nos poder para controlar a nossa saúde e sentirmo-nos bem. Talvez seja um pouco difícil mudar de hábitos, no início, mas a diferença é muito poderosa e os benefícios são tremendos.
O que é preciso para essa mudança?
Educação. Há 60 anos, as pessoas achavam que não havia problema em fumar, isso não ia matá-las. Mas houve quem parasse quando percebeu que os cigarros faziam mal. Algumas dietas da atualidade são tão perigosas como fumar cigarros, estão a matar pessoas e a destruirlhes a vida.
Há que lutar contra a obesidade como lutámos contra o tabaco?
Não se trata apenas de obesidade. Temos de parar de comer farinha e açúcar, combater a junk food e a comida processada. As pessoas têm de se preocuparem com a sua saúde.
Pode explicar-me a equação que criou, a S=N/C?
A esperança de vida saudável está dependente da relação dos nutrientes com as calorias.
O foco deve estar em comer alimentos com elevados níveis de nutrientes, que são os vegetais.
As pessoas procuram-no apenas quando estão doentes ou obesas?
É muito gratificante ver o resultado em pessoas que perderam imenso peso, mas há muita gente que quer prevenir doenças no futuro, dizer não ao cancro, à demência ou às tromboses.
Querem ser saudáveis, por muito tempo.
Até nos EUA, onde há uma percentagem enorme de pessoas com excesso de peso e obesidade e todos os problemas associados?
Também temos uma crescente população de entusiastas da saúde. Há cada vez mais restaurantes e lojas de comida saudável.
Apesar de o seu livro reportar à realidade americana, também faz sucesso noutros países. Porque será?
Porque estão a cometer o mesmo tipo de erros do que nós. A Europa não está a sair-se bem: as percentagens de cancro e diabetes, por exemplo, são elevadas. O mundo inteiro está a sofrer as consequências de comer demasiado açúcar, carne ou farinhas refinadas.
Não acha, portanto, que a Dieta Mediterrânica é saudável, apesar de ter sido agora considerada como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO?
Pode ser melhor do que a americana, mas não quer dizer que seja boa. Usa-se imenso azeite, massa e queijo. O que a salva é o molho de tomate, as nozes e as sementes.
Também desaconselha o leite porquê?
Bebê-lo faz subir a proteína IGF-1, que promove cancro da mama e da próstata. Esta bebida vem de um animal cujo crescimento é estimulado e essa estimulação vai acabar por promover a replicação de células cancerígenas no ser humano.
Desde quando começou a alimentar-se assim?
Na adolescência. Fazia parte da seleção de skate e queria melhorar a minha performance sem ficar doente.
E em sua casa, comem todos assim?
Sim, e gostam. As minhas filhas são verdadeiras chefs, fazem comida incrível.
Nenhum dos seus quatro filhos mostrou, em algum momento, qualquer espécie de resistência?
Sempre que vão a uma festa, damos-lhes liberdade para fazerem as suas escolhas. Mas, basicamente, a maior parte da dieta deles é saudável e sempre gostaram.
E nunca ficam doentes?
Têm muita resistência e não me lembro de tomarem medicamentos. As comidas que nos protegem de desenvolver cancro também nos livram de vírus e bactérias.


Ler mais: http://visao.sapo.pt/estamos-a-morrer-de-doencas-causadas-pela-faca-e-o-garfo=f771222#ixzz2vxVrSXkR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

Nathaniel Townsley Live at Triple

Herbie Hancock Quartet München 1991