Pular para o conteúdo principal

Apontaram uma saída e a turma que só olhou pro dedo não viu o caminho.



Nenhum texto alternativo automático disponível.

Do mito da caverna, de Platão ao iluminismo, de Kant...
O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações.

Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado.


Os prisioneiros que não conheciam a realidade não acreditariam no que ele viu e sentiu, pois só eram capazes de acreditar na realidade que enxergavam na parede iluminada da caverna, só acreditavam nas sombras. Eles iriam chamá-lo de louco. Eles iriam ameaçá-lo de morte se ele não parasse de falar daquelas idéias que pareciam tão absurdas.
Transmitir conhecimento esbarra num problema conceitual grave: pra Kant, o conhecimento é uma atividade intelectiva, ele não se transmite. Ele é a produção individual de cada ser racional.

O que você transmite é apenas informação, nunca conhecimento. 

Essas informações só servem para ser refutáveis! O científico não é o verdadeiro, por ser refutável. É aquilo que alguém pode demonstrar que está errado. A postura é a de investigação permanente. Assim, toda a critica pressupõe o conhecimento profundo do objeto da crítica. Deixo isso como uma pista... Longe de tentar desenhar!

Hoje, não nos é facultado mais pensar, pois os psicólogos sociais trabalham para que outros se encarreguem dessa desagradável tarefa. Todos esses advertirão ao maior número possível o quão perigoso seria o seu passo à "maior idade", pois cada charlatão tem o seu jeito de intimidá-lo de forma subjetiva através dos meios de comunicação. Não faça isso sem a orientação desses ou daqueles, lhes dirão. Todos eles falarão sobre os riscos da sua autonomia e liberdade de pensar, como todo bom tirano manipulador. Só que não se poderá passar de uma "menor idade" para a "maior idade", sem quedas...

Com tantos "tutores midiáticos" fica dificílimo aceder à "maior idade", pois as suas mensagens são quase sempre subliminares... Com isso, a maioria com a sua mantida "menor idade" converte-se numa natureza, numa obviedade. Ou seja, você imagina desde sempre que as coisas são assim.

Incapazes de se servirem por conta própria, por seu entendimento e experiência, porque nunca os deixaram tentar, todos os da "menor idade" acomodaram-se em suas zonas de conforto, estabelecidas convenientemente por uma minoria da "maior idade" manipuladora, através dos meios de comunicação.

Vou fazer uma analogia com o que se passa aqui, no Reino, onde os Ufos se arriscaram a descer...

Observemos que todos os dias o Jornal Nacional da emissora de televisão Globo nos passa informações massificadas e sem nenhum respaldo investigativo e comprobatório sobre o que disse alguém quando interpelado sobre o escândalo do "Lava Jato" na Petrobrás. Assim, imaginamos que os fatos se superpõem uns aos outros, somando-se. Quando no dia seguinte a justiça indefere aquele depoimento por não possuir o respaldo jurídico necessário para constar nos autos do processo, o Jornal Nacional não nos informa em contra partida. Isso significa que ele atende como meio de comunicação a algum grupo interessado em manter a imagem da empresa, seus responsáveis e do governo, denegrida. Restaria a nós perguntar, caso tivéssemos a "maior idade": qual o interesse de um meio de comunicação informar de forma intencional sobre uma investigação ainda em faze preliminar, não julgada ou condenada uma empresa ou um governo? A quem serve esse modelo de enfoque sobre a pseudo- realidade ainda não averiguada a luz da justiça?Facilita-nos ter um parecer a partir daí? Porque não aguardamos o desenrolar das investigações feitas de forma isenta pela polícia federal, para que constem nos autos do processo, montado pelo procurador e julgado por um juiz do Supremo? Incomoda-nos a verdade ou a demora?Por quê? Porque somos os de "menor idade", acostumados desde pequenos a possuir um "Personal Training" que nos diga o que achar e o que fazer, quando fazer, como fazer, o que valorizar e o que desconsiderar. Tudo isso, de preferência dentro de associações, sindicatos, redes sociais, etc. Por quê? Por que precisamos nos opor aos de "maior idade" como objetivo comum, sem fazer o menor esforço possível.

 Observem que os de "maior idade" não se associam. Por quê? Suas conclusões são singulares e independentes, são motivadas pela força dos seus desejos de agir, do seu poder, nunca de reagir. Nunca se viu um sindicato dos ativos, só dos reativos. 

Isso é apenas uma analogia do que acontece com você dentro da nossa política conservadora, cheia de ovelhas arrebanhadas e tosquiadas, onde o cabresto tem mão e contra mão.

Você é um ser que busca a sua individuação e a integralidade das suas contrapartes ou é um ser arrebanhado pelo inconsciente coletivo, sujeito a vivenciar o que os meios de comunicação manipuladores oferecem para você pensar que é você que pensa?

Por último eu pergunto: quem teve a ideia de definir o justo do injusto, o forte do fraco? O ativo de "maior idade" ou o reativo de "menor idade"? Faça uma reflexão sobre o que se passa em torno de você, como faz um iogue. Observe-se!

Se não conseguir chegar a um insight, não se desespere...  Se você só usou o dedo na hora de votar, se negociou essa oportunidade na campanha, se acha que o seu voto vale muito, apesar de só valer um, tanto quanto o daquele que nunca leu nada, sobre nada,  considerando tudo isso injusto.

Que se há de fazer? Isso, é o que se chama democracia! Deve ter sido inventada pelos desfavorecidos e arrebanhados, uma turma reativa e da "menor idade". Fazer o que?

Venderam pra você que o modelo humano que você procura encontra-se nos currículos, em rótulos que justifiquem antecipadamente o valor dos conteúdos, nas obras de impacto visual, em valores estritamente profissionais, onde o conteúdo humano foi empurrado para baixo pela "persona" politicamente correta e de valor coletivo. Só que o inconsciente coletivo é sábio e não se deixa enganar pelas arrogâncias disfarçadas em competência, impermeáveis aos sentimentos e as necessidades humanas. É nessa hora que ouvimos o silêncio e o tempo, quando nenhum argumento persuasivo nos engana mais, é nessa hora que o dedo nas urnas revela o que o íntimo deseja.

Uma boa viagem fora dessa caverna que te colocaram nesses oito anos, vamos viver a vida que merece ser vivida e compartilhada. Estamos juntos, apesar dos percalços. 

José Alfredo Bião Oberg





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple