Pular para o conteúdo principal

Amor em Eros, Philia e Ágape, na “crise dos royalties”

Acabaram de perguntar: Quem é esse maluco que circula livremente pelas redes sociais questionando o trilhar alheio com um ar irônico? Um cara ao lado, respondeu de pronto: Uns dizem que é um “sem noção”, metido a pós-moderno, com aquela mania de elucubrar sobre o nada. Coisa de velho, naturalmente.

Não é que o cara tem razão? Mas, e daí?

É isso ai mesmo... Precisamos “cair dentro” de algumas questões quando elas caem no nosso colo sem perguntar: posso?... É o que ando ouvindo pelos que falam e escutando o silêncio dos que preferem calar-se por uma conveniência herdada como “síndrome de Pilatos”.

Fui até a Grécia, andei por Athenas, escutei alguns filósofos e acabei em Jerusalém, numa viagem de mais de 350 a.c, tudo isso para tentar retirar o nosso famoso “Véu de Isis”. O que vi e ouvi, só dá em gente...  As reações variam de acordo com o comprometimento dos que torcem a favor de “dar um tiro no pé” por conta da utópica possibilidade de ver o mundo idealizado se tornar realidade. Outros, menos arrogantes, especulam sobre a vantagem de “lavar o que deve ser lavado" sem comprometerem”, por causa de meia dúzia...

Antes, brigávamos pela distribuição dos royalties, indiscriminadamente para todos estados e municípios, depois, junto com o falecido “mensalão”, hibernava na mesma cova um “lava Jato”, que está tão midiático que não se fala mais em outra coisa interessante. Só que a cultura do "quanto pior melhor" está fora de controle, pois uma crise criada pelos EEUU. e pela Opep, baixando demasiadamente o preço do barril de petróleo está entrando e sentando no colo dessa turma sem pedir licença. Aquilo que antes arrecadávamos estava dimensionado para os investimentos no pré – sal entre outros, como o compartilhamento com os municípios responsáveis por sua produção. Com essa queda de arrecadação, um tsunami tupiniquim chegou mostrando que a realidade se impõe, que a brincadeira de se criar CPIs para derrubar presidentes e ex-presidentes está para quem ainda não viu a ficha cair ou não aceitou que perdeu uma eleição feita nos moldes democráticos, onde uma maioria de pessoas vota, seu voto vale um, independente quanto ele seja mais instruído ou mais rico. Se com isso estamos nivelando por baixo o critério de escolha, a culpa não é minha, é do próprio sistema democrático. Contudo isso, enquanto a "caravana passa" com essa qualidade-momento, a população aturdida não sabe se aperta “enter” ou se “deleta”... Alguns não tem tempo nem de olhar pro lado, andam a mercê das consequências, sem avaliarem nem as suas próprias reações. Vivem de acordo com a agenda pública dos meios de comunicação de massa, achando o que eles acham...

Porque digo isso?


Vamos analisar a filosofia Platônica- Socrática no inconsciente coletivo de certo grupo que está comprometida com Eros como forma de viver e de amar, desejando aquilo que não possui... Por consequência, ao possuírem e realizarem os seus desejos, já não desejam mais. É o cara que quando está desempregado, o fato de poder trabalhar é o seu maior desejo, aquilo que o dignifica. Ele fará qualquer coisa para atingir esse seu desejo. Logo que esse desejo se realiza, deixa de existir, fazendo com que ele passe a fazer exigências compensatórias para que o ato de trabalhar continue sendo um ato de amor. Muitas vezes, reclama do salário, um aumento seria o objeto de desejo ou uma promoção de cargo, assim por diante. Nos relacionamentos afetivos é o que mais acontece, pois aquela mulher ideal que ainda não foi encontrada será a que o fará feliz, sendo assim algo que ainda não possui e por isso é desejada. Quando encontrada, sabemos perfeitamente o que acontece, o objeto do seu desejo deixou de existir. Na psicologia chamamos de projeção. Idealizamos aquilo que em nós é melhor, projetamos em alguém essa qualidade como um reflexo, depois que descobrimos que o reflexo no espelho não é o outro, mas sim, nós. Deixamos de considerar o outro como objeto da nossa projeção sagrada. O outro, é apenas humano... Nos ambientes de trabalho esse fato é corriqueiro, pois muitos estão carentes e impacientes com as furtivas possibilidades de aumentarem os seus ganhos, aonde outros nem ai chegaram por uma questão de oportunidade. Questionar os valores alheios, seus ganhos e suas oportunidades, passa a ser uma premissa.

 Diante da atual situação que hoje os envolve, seria mais prudente trocar Platão por Aristóteles com o seu amor baseado num conceito que ele denominou de Philia. Amar aquilo que se tem, não aquilo que se deseja. O real obtido, conquistado ou ganho com alegria. O amor pelo que é.
Pedir que  se ame o objeto desejado, aquilo que nos faz falta, é “chover no molhado” numa sociedade que viveu intensamente as mensagens subliminares do marketing de consumo moderno. Difícil é amarmos aquilo que realmente possuímos. Vamos fazer um teste? Qual foi o prefeito que construiu o aterro do Flamengo no governo do Carlos Lacerda? Qual foi o prefeito que construiu o elevado Paulo de Frontain, que caiu? Qual foi o prefeito que fez o túnel Rebouças, ligando a Lagoa Rodrigo de Freitas a zona norte? Todas, obras fantásticas, que continuam nos prestando uma enorme serventia. Só que foram coisas desejadas, que uma vez obtidas não carecem de desejos, mais. 

Quantos agora fizeram essa troca mais de uma vês? Observem, que muitos estavam com seus trabalhos, porém não os valorizavam, aí vem uma crise como realidade, se impondo de forma avassaladora e constrangedora e, da noite pro dia, aquilo que era objeto de queixume passa a ser aquilo que nos falta... Voltamos a desejá-lo como tábua da nossa salvação. E, assim vivemos na gangorra da nossa pequena alma carente .

Existem segundo Heigel, dois desejos: um sobre coisas e o outro sobre pessoas. Porque são diferentes? Porque, o desejo por alguma coisa é um desejo de apropriação, um desejo de posse, já o desejo por uma pessoa, é um desejo de reconhecimento. Nós desejamos ser reconhecidos pelos outros, aceitos, precisamos que o outro aceite a nossa existência, o que não acontece com coisas... Por isso, todo desejo que se manifesta pelo outro, se manifesta em conflito. 

Se formos colocar em pauta o amor Ágape que Jesus praticou e nos ensinou diante das dificuldades reinantes que a qualidade-momento nos apresenta, tenho que concluir que daríamos uma guinada de 180º, pois estaríamos considerando não mais a nossa expectativa de desejo e nem mais o nosso apego com aquilo de nossas posses, porém, em procurarmos ver e compartilharmos essa alegria com aqueles que temos conhecimento que não foram favorecidos com essas benesses, o os desfavorecidos.

Somos uma sociedade cristã no rótulo, o conteúdo é outra coisa.... Há uma liquidez de valores, pois essa proposta acima não passa de um ideal utópico, foge aos valores mutáveis numa sociedade pós-moderna como a nossa.

Há quantos milhares de anos essa mensagem nos foi passada, e por incrível que pareça ainda estamos praticando em sua maioria o amor no primeiro conceito filosófico, - em Eros, para os carentes de valores materiais e em Philia, para aqueles que estão muito apegados aos seus bens transitórios. Concluo então, equilibrarmos o amor em Eros, Fhilia e pelo próximo, para então termos aquilo que nos falta, considerando aquilo que temos e sendo reconhecidos por quem fomos necessários.
Fica o recado.


José Alfredo Bião Oberg










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple