Pular para o conteúdo principal

Trump, Lula americano, já muda cabeça da Europa, e coloca o neoliberalismo suicida de Temer pra correr



Cesar Fonseca em 20/11/2016


 A realidade, tudo indica, está se apresentando com sinais trocados: por exemplo, Trump joga o mesmo jogo de Lula, que teve como vice um dos maiores empresários brasileiros, José Alencar Gomes da Silva.

 Vejamos: diante da crise mundial de 2008, provocada pela especulação financeira patrocinada pelo capitalismo especulativo nos Estados Unidos, o que fez Lula?

Mandou ver nos gastos públicos, apostou no mercado interno, valorizou os salários, bombou benefícios sociais.

Pra que?

Óbvio, para gerar demanda para a indústria, que ia quebrar, já estava quebrando, por falta de consumidor.

A história é recente e esclarecedora.

O presidente operário foi na contramão da onda neoliberal que começara a assolar a Europa e, também, os Estados Unidos.

Nos países capitalistas ricos europeus, prosperou o discurso da austeridade.
Aonde levou eles essa opção?

Os fatos estão aí: recessão, desemprego, instabilidade política, imigração em massa.
De onde vieram os imigrantes?

Oriente Médio e África, trazendo de lá o pessoal miserabilizado pelas políticas europeias e americanas para a região, de assalto e morte à riqueza deles: petróleo.

Os miseráveis enchem, hoje, as ruas e praças de Paris, Londres, Berlim, Roma etc.

Resultado: cresceu, entre os europeus, o xenofobismo, o racismo, a direita radical etc e tal.

Os Estados Unidos, desde 2008, ano do crash, saíram pela tangente.

O Banco Central americano colocou a taxa de juros na casa dos zero ou negativo, para não afetar a dívida especulativa americana, avolumada pelos derivativos que levaram o mercado imobiliário ao colapso.

Permitiram os custos irrisórios do dinheiro subsidiado pelo governo por meio de expansões monetárias trilionárias que os setores produtivos continuassem respirando, também, na especulação.
Não fosse essa jogada, os bancos teriam ido à bancarrota.

As dívidas dos consumidores inviabilizaram os mercados internos e as terapias econômicas neoliberais, principalmente, na Europa, foram desastres.

 Na semana que passou, por efeito da vitória de Trump, o BCE, apavorado com a possibilidade de a Europa perder o bonde, jogou 50 bilhões de euros na circulação capitalista europeia.

 Os europeus, depois de embarcarem no economicídio, que, agora, toma conta do Brasil, com Temer, estão mudando de rumo, para evitar o caos, com instabilidade política, avanços simultâneos de esquerda e direita com discursos radicais etc.

Diante da Europa em bancarrota, os ingleses pularam fora do barco da União Europeia, com o fenômeno do Brexit.

Agora, emerge Trump, como resposta da esquerda americana(!) ao direitismo de Obama, de priorizar a especulação financeira com expansão da dívida, junto com bombeamento da indústria bélica e espacial, como arma para tentar, sem conseguir, puxar demanda global.

Essa opção econômica direitista, guerreira, não produz, na escala necessária, os empregos perdidos pela onda neoliberal, já que os setores produtivos americanos migraram para a Ásia.

De lá, os asiáticos, especialmente, chineses, coreanos e japoneses, mandam suas mercadorias baratas, para os sobrinhos de Tio Sam, carentes de emprego e revoltados.

Hillary perdeu a eleição, como expressão máxima da direita especulativa e guerreira, que prospera sempre nos Estados Unidos.

Os desempregados de Tio Sam e os imigrantes que inundam o território americano votaram em Trump.

 Que promete Trump?

 Jogar 1 trilhão de dólares na recuperação da infraestrutura americana.

Jogada keynesiana clássica: aumento da oferta de quantidade de moeda na circulação capitalista.
Promove, dessa forma, 1 – aumento dos preços, 2 – diminuição dos salários, 3 – juros baixos, sem ser negativo, e 4 – perdão da dívida contraída a prazo.

Trata-se da combinação de quatro fatores que produzem, segundo Keynes, a eficiência marginal do capital(lucro).

Eis o remédio eterno do capitalismo, que desperta, nos empresários, o chamado espírito animal investidor.

Caso contrário, ele fica sonolento.

Ou seja, o papo furado dos neoliberais, entre eles os que assessoram Temer, como Meirelles e cia ltda, não é solução, é problema.


Tentar resolver crise capitalista com recessão decorrente de congelamento de gastos públicos por vinte anos, via PEC 55, em tramitação no Senado, é, simplesmente, suicídio.

Trump saiu, diante da crise que abala o capitalismo americano, com a solução Lula, adotada depois da bancarrota de 2008.

Em 2016, oito anos depois, os Estados Unidos ainda não saíram do crash.

Isso não é novidade.

A crise de 1929 durou 14 anos, até 1943.

Roosevelt apostou no conselho de Keynes; elevou o deficit público a 144% do PIB, como alternativa ao neoliberalismo que havia estourado em 1929.

Ficam por aí, agora, esses neoliberais economicidas pregando arrocho fiscal…

Há, há, há.

Se os Estados Unidos seguissem os conselhos deles não teriam se transformado em potência mundial.
Ao contrário, seguiram o conselho de Keynes:

“Penso ser incompatível com a democracia capitalista que o governo eleve seus gastos na escala necessária capaz de fazer valer a minha tese – a do pleno emprego -, exceto em condições de guerra; se os Estados Unidos se INSENSIBILIZAREM para a preparação das armas, aprenderão a conhecer sua força.”

 Os gastos bélicos e espaciais são, portanto, pura destruição de capital para desviar o capitalismo da produção de bens e serviços nos setores produtivos de modo a evitar superoferta de produção e consequente queda de preços e deflação.

 Afinal, apostar na deflação, como disse Keynes, é um erro eterno.

É o que está tentando os neoliberais de Temer com a PEC 55.

Certamente, Trump não jogará na lata de lixo a indústria que queima capital(indústria bélica e espacial), para salvar o capitalismo produtivo; vai, certamente, manter a retórica guerreira, mas desviar parte da destruição destinada à guerra para a infraestrutura nos Estados Unidos.

Os neoliberais de Temer estão confusos e desesperados: a jogada de Trump puxa os juros aqui dentro do Brasil e bombeia a dívida pública.

Destrói o argumento central da PEC 55 de que se faz necessário, como primeiro passo para vencer a crise, reduzir a relação dívida/PIB, congelando, por vinte anos, os gastos primários, enquanto deixam soltos os gastos financeiros, que levam à bancarrota financeira.

Irracionalidade monumental.

Quando ainda apenas sonhava em chegar à Casa Branca, Trump manifestou admiração por Lula.
Teria sido uma inocência, ingenuidade?


A direita brasileira, com a PEC, mantém Lula mais vivo do que nunca, porque o projeto dela é o da Hillary, candidata à derrota certa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple