Pular para o conteúdo principal

A Parábola do Turista em terras estranhas


02/01/2017

José Alfredo Bião

“Um dia, num velho mosteiro da China apareceu um turista milionário a procura de dar um sentido a sua invejada vida de prosperidade material.

 Ao bater a porta do mosteiro, mestre Sheng veio abri-la com um sorriso, dizendo: em que posso ser útil, amigo? O forasteiro foi logo, de forma pragmática dizendo: - vim iniciar-me, pois soube da sua fama de mestre iluminado, capaz de dar-me um sentido que preencha o meu interior, mas que não esteja fora de mim mesmo. Sheng ao ouvi-lo, sorriu dizendo:- entre, esteja de conformidade com a sua vontade, tentarei orientá-lo a encontrar o que nunca se perdeu. Ouvindo isso, o forasteiro foi logo mostrando uma carroça com uma parelha de cavalos, trazendo uma quantidade enorme de ouro que conseguira conquistar durante a sua jornada até o presente momento. Vendo que o mestre não dera a devida atenção, retrucou dizendo: é ouro suficiente para que o senhor possa ampliar o seu mosteiro, modernizá-lo e viver o resto da sua vida sem o menor tipo de problema que possa preocupa-lo. Mestre Sheng, ao perceber a insistência do turista milionário, sorriu dizendo: - pode deixar em algum canto que esteja desocupado. Para surpresa do visitante, o mestre não dera a verdadeira importância o que fora entregue de presente. – Foi uma vida inteira de economias, disse o forasteiro, enaltecendo a sua doação mais uma vez. – Então, já que você me deu, agora é minha, por isso posso fazer o que quiser com ela, disse o mestre.

 Sugiro que vá até as margens do rio com ela, alugue um barco e vá até o meio do rio para descartar-se dela de uma vez. Pode jogá-la fora, pois para mim não tem nenhuma utilidade. Constrangido e ao mesmo tempo aborrecido fez o que o mestre o orientara a fazer. Passadas algumas horas, o mestre deu-se conta que pelo tempo o forasteiro já deveria estar de volta para a primeira aula. - Que demora, considerou o mestre. Pediu a um dos iniciados então, para ir até a margem do rio e ver o que acontecera com o visitante. O iniciado, logo apareceu no mosteiro relatando que o tal visitante estava há horas colocando peça por peça dentro do rio, o que segundo seus cálculos, não terminaria tão cedo.

Ouvindo com paciência tal relato, mestre Sheng resolveu intervir, dizendo; - levem-me lá! O que foi imediatamente providenciado. Ao chegar à margem, o mestre pediu um barco para que pudesse encostar e saltar para o barco do forasteiro e resolver aquele impasse. Dito e feito, assim que chegou foi logo dizendo: - que pensas que estás fazendo, ao jogar peça por peça fora? Passastes a vida todas as juntando, uma a uma e não conseguistes ser feliz, encontrar um sentido para viver. Agora que precisas abandonar aquilo que não te trouxe a paz e a felicidade, o fazes com apego à aquilo que te aprisionou durante uma vida inteira? Deu-lhe uma tapa na cara, para a surpresa de todos, insistindo para que jogasse todos os bens de uma só vez no rio. Essa fora a sua primeira lição. Desapego por aquilo que não passara de um fragmento, aquilo que não trazia nenhum sentido que pudesse ser considerado libertário e sábio. “Havia agora a necessidade de peregrinar um caminho de volta, onde a meta fosse um encontro consigo, ao invés de conquistas materiais exteriores, tão fragmentadas de valores profundos e persistentes”.

Por que escrevi essa parábola?

Por causa de uma abordagem com um simpático vereador dessa cidade, que ao brincar com ele, eu disse: - vamos até a Convenção política de Paulo Dames! No que ele retrucou, rapidamente: - tá doido?  - Eu quero o progresso! Fomos cada qual pro seu lado após esse momento.

Como ele tem um nome bíblico, que para mim trás o significado de renascimento, gostaria de fazer merecer essa oportunidade de contemplá-lo com uma reflexão sobre a qualidade momento que vivenciamos.

Acho que agora que ele perdeu a possibilidade de se reeleger como vereador, considere  trocarmos  algumas experiências e esclarecimentos sobre a experiência vivenciada por mim versus suas informações.

Pergunto: você é um ser turista ou peregrino?

O sociólogo polonês Zigmunt Bauman apresentou-a sob a forma de metáfora essa questão acima, sobre o modo de existir dentro dessa modernidade líquida do pós-modernismo.

Um pensador e autor, Benjamim Disraeli possui uma frase bem significativa para sintetizar um modus vivendi atual: “a vida é curta demais para ser pequena”.

Perguntei pra mim mesmo: que tipo de vida vive esse moço?

Hoje, nós somos mais peregrinos ou turistas? Qual a diferença entre ambos?

Acredito que eles passam algo em comum, que é a ideia de viagem, porém existem diferenças significativas entre eles. Uma delas é a utilidade dessa viagem, sua meta.

Qual será a meta da viagem de um peregrino? Bem, ela relaciona-se com a sua vida interior, seu crescimento como indivíduo, enquanto a do turista nada tem a ver com tal coisa. É apenas um intervalo que acontece de ano em ano na sua rotineira e cotidiana vida, um intervalo para relaxar. No peregrino, a viagem é motivada por uma busca de si mesmo no trajeto da vida, uma busca de identidade, enquanto o turista busca a alteridade.

No peregrino, o percurso é tão importante quanto à meta, sua chegada. Já para o turista, a chegada ao destino é a meta, e para isso, quanto mais rápida for essa locomoção, melhor. Uma viagem de avião seria o ideal.

O peregrino prefere ir a pé, de bicicleta, ou quando muito, de moto, pois o tempo não importa, mas sim a experiência vivenciada no percurso, que lhe dará o conhecimento através da experiência vivida para a busca do si mesmo. Para o turista a viagem é negada, é tempo perdido entre a cronologia de saída e chegada ao destino meta.

Qual será o medo do peregrino? Não ter sido enriquecido o suficiente com a experiência vivida, o medo de não se sentir preenchido pelo significado da experiência. Já o turista, o medo é com a qualidade da meta em si, aquilo que é com relação com aquilo que deveria ser ou ter sido.

A grande maioria de nós vive o turista nesse mundo, principalmente nos dias de hoje. Consideramos atraso, aquilo que nos falta materialmente. Quando passamos a possuí-lo, já não nos falta mais, e isso significa um vazio de expectativas que precisa ser preenchido. Observemos que a depressão é a doença do pós-modernismo. Para fugir a esse caos interior, só um medicamento moderno como um Prozac, ou se imaginar perseguindo outro ideal maior, que dê sentido a sua rotineira e reativa vida pouco criativa de existir e de agir a favor de algo que dê sentido a sua existência como um todo, sem nenhuma muleta mística espiritual transcendente.

Qual o conceito central para nos considerarmos turistas, hoje? O conceito de fragmento.

Hoje vivemos uma vida de fragmentos, pois não há um contínuo, não há mais um todo, só ações desvinculadas entre si, como se fosse um caleidoscópio cheio de pedaços disformes entre si que podem configurar a cada momento coisas diferentes, sem uma referência com o passado ou uma proposta futura palpável.  Segundo Bauman, é a modernidade líquida. Nada de concretude ética conceitual, vivemos o devir, a disrupção dos modelos sociais que nos trouxeram até aqui.

Como exemplo desses fragmentos que habitam no nosso cotidiano, temos como exemplo, um jornal de noticiários de TV. Logo aparece um pouco de esporte, um pouco de política nacional, um pouca de variedades culturais, um pouco de violência policial, e para finalizar, um pouco das notícias do mundo, todas contadas com uma postura profissional jornalística, que quase não se mostra envolvida pelo assunto em pauta que está sendo relatado, com o mesmo diapasão vocal, do início ao fim do noticiário. Ou seja, são tantos relatos fragmentados que não tem tempo de se envolver e refletir sobre quase nenhum deles em particular, pois são colocados de forma impessoal e dentro de uma cronologia curta. Logo, é assim que vive o nosso turista naquilo que ele rotula como progresso. Uma vida fragmentada.  Vou dar outro exemplo que caracteriza o modus vivendi do nosso turista quando ele sai de férias. Digamos que ele seja um personagem chic, culto e com bom poder aquisitivo. Ele passará no máximo uma semana em Paris, depois, uns três dias em Londres, outros tantos em Roma, dará uma esticada até a Grécia, visitará Veneza, voará até Berlim e estará visando o seu passaporte de volta. O nosso amigo só vivenciou fragmentos de tempo, guardando na memória da sua Nikon apenas fotos de lugares e eventos passageiros. Aí vem uma questão que ainda não fora pensada por ele: o que é mais importante para a sua vida? Conhecimentos ou informações?

Hoje vivemos no mundo do conhecimento globalizado sem limites imaginários, seja através de revistas, jornais, televisão e principalmente, através da Internet, com o Google e as Redes Sociais. E o que são todas essas informações a não serem fragmentos? Informação é fragmento. Já o conhecimento é a experiência vivida ou vivenciada de um evento, uma ação ou um fato.

A diferença de vida entre o turista e o peregrino é que o primeiro vive de criar metas para o seu percurso na vida, enquanto o peregrino considera o percurso como meta em sua vida, podendo assim conceituar a sua criativa viagem como parte importante do acervo de experiências que geraram em si uma temática própria a respeito do que foi vivenciado. Muito diferente do turista, que ao concluir a sua falta de tempo e oportunidade para formular conceitos a partir de uma experiência, prefere tomar as informações que os meios de comunicação lhes conferem, sentindo-se atualizado pelos “Personal Training” midiáticos, que acham o que você deve achar.

Como podemos ver, considerar progresso àquilo que não pode ser avaliado, não é permanente, não merece uma conceituação em virtude da sua liquidez, não merece realmente ser assim chamado.

Lamento por você, porém acredito que quando nada do que for dito adiantar, o silêncio ou o tempo o fará!...




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple