Pular para o conteúdo principal

Vivenciando a assimetria entre o verdadeiro e o falso, concluo...



Seria melhor começar dando um exemplo para melhor tentar definir. Vamos imaginar que você pegue uma afirmação de que todo cisne é branco.

  Aí você viu um cisne, dez cisnes, cinquenta cisnes, todos brancos, mas, você ainda assim não consegue fazer a afirmação de que todos os cisnes são brancos. Por quê? Porque sempre haverá a possibilidade do quinquagésimo primeiro não ser; se for o milionésimo, o milionésimo primeiro pode não ser também. Sempre haverá a possibilidade da água não ferver aos cem graus. 

Logo, você percebe que o falso é muito mais presente, saltitante, visível e fácil de encontrar do que o verdadeiro, pois sempre pairará a suspeita da falseabilidade. Essa assimetria entre o verdadeiro e o falso você encontra entre o bem e o mal. Vou dar um pequeno exemplo: vamos imaginar que você saia e dê cinco reais a um mendigo e várias pessoas o observem nesta ação. Alguém dirá: fez o bem? Discutível, afirmará outro.

Está patrocinando a mendicância e contribuindo para que essas coisas não mudem.

Essa generosidade é egoísta, porque de certa forma você está se libertando de alguma culpa que é sua. Percebeu como o bem é delicado, difícil de ser concebido, que é algo que está sempre sob suspeita? Agora, experimente ir até um grupo de mendigos e retirar da cuia de um deles os cinco reais que você dias atrás deu. Isso será considerado um mal indiscutível, ninguém terá nenhuma dúvida. Isso é cristalino, pois o mal está presente em todo lugar. Está na notícia de favorecimento de alguém em detrimento de outro, nas ações premeditadas, está no jornalismo, nos meios de comunicação e em toda parte. O mal é claríssimo. Já o bem é de uma fragilidade indiscutível, exatamente por ser discutível a intenção de quem o faz. Ou seja, é suspeito e raro.

Pascal diz: “o mal eu conheço bem, já o bem, tenho uma vaga ideia do que possa ser”.

Outro dia eu escrevi sobre a transparência e o cinismo. Hoje, farei a assimetria entre ambos. A transparência é quase um ato heroico, já o cinismo é a regra, está em todo canto, presente em todos os lugares, constatado em todas as relações sociais, absolutamente consagrado até como uma virtude contemporânea, até como polidez, como algo politicamente correto, como generosidade... É ou não é? Ela faz parte da nossa educação. Observem que muitos pais dizem para seus filhos: se ligarem para mim, diga que eu não estou. Se baterem á porta, diga que eu já saí, etc. 

Lembro-me quando eu tinha uns dez anos. Passei uns tempos com meus pais biológicos aqui no Rio, eles não iam muito com a cara de uma tia que morava na ilha e sempre falavam muito mal dela, até que um dia, foram convidados a um almoço por ela. A primeira recomendação que eu ouvi foi: “olha lá o que você vai dizer para a sua tia sobre o que comentamos aqui sobre ela”. Acho que apesar da nossa pouca convivência e da minha tenra idade eles já sabiam com quem estavam falando.

Chegamos lá e eles já foram dizendo: “cumprimente a sua tia, menino”. Cumprimentei o cachorro dela em primeiro lugar, considerando-o hierarquicamente superior, já que o que tinha ouvido em casa sobre ela me dava esse direito de escolha. Almocei e passei a tarde inteira sem falar com a velha tia. Quando cheguei a nossa casa, apanhei até cansar. O meu pai não curtia essa de pedagogia moderna, e a desobediência estava acima de qualquer aproximação familiar e transparência que eu pudesse ter. No entanto, uma dose de cinismo era recomendável para eles naquela circunstância, para que todos tivessem se sentidos confortáveis. “Entornei o caldo” e “desmanchei aquela igrejinha” de recomendações politicamente corretas. Eu não conseguia entender com aquela idade que teria de ser cínico para agradar aqueles que não gostavam daquela tia.

Que contradição para a cabeça de um menino de dez anos! Eu não entendia ainda que o esquema está montado para você mentir, está montado pra dizer o que não pretende, está montado para você falsear a verdade, de tal maneira que quando você diz coisas que te ocorre dizer, quando existe um alinhamento entre a comunicação intrapessoal e a comunicação interpessoal, sinal máximo da transparência é possível que você desperte tanta incompreensão, que o mundo se volte contra você, porque estamos habituados a nos relacionar com ideias distantes da vida, ideias higienizadas, ideias que poupam as mazelas existenciais. É por isso que toda transparência surpreende...


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple