Pular para o conteúdo principal

Relator afirma que Antônio Marcos agiu em benefício próprio e ex-prefeito continua inelegível

Por
 Gabriel Cassar
 -

0
359
Ex-prefeito Antônio Marcos está inelegível por 8 anos
Na última segunda-feira, dia 19, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro manteve, por unanimidade, a cassação dos registros do ex-prefeito de Casimiro de Abreu Antônio Marcos e dos ex-candidatos a prefeito e vice nas últimas eleições pela coligação “VAMOS FAZER JUNTOS”, Fábio Kiffer e Adilson Mecânico. Com a decisão, os três políticos seguem inelegíveis pelos próximos 8 anos. O Relator Antonio Aurélio Abi Rama negou provimento ao recurso solicitado pelos investigados, tendo o voto seguido por todos os demais presentes no plenário. Segundo entendimento de Abi Rama, Antônio Marcos “não direcionou seu atuar na satisfação do interesse publico, mas sim agiu em beneficio próprio e dos candidatos Fabio Kiffer e Adilson Felix, respectivamente, primeiro e segundo representados, visando as eleições que se aproximavam, já que compõe o mesmo grupo político.”
RELEMBRE
No dia 05 de setembro de 2016, faltando cerca de um mês para as eleições municipais, o então prefeito Antônio Marcos promoveu uma reunião com os servidores públicos do município com a finalidade de promover a campanha da chapa de seu possível sucessor, composta por Fábio Kiffer, candidato a prefeito, e Adilson Felix, vice-prefeito da candidatura.
A coligação “NOSSA GENTE FELIZ”, visando averiguar possível abuso de poder político ocorrido na reunião, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra os três parlamentares. Segundo o inciso VI do art. 73 da lei nº9.504/97 em vigor, fica “vedado aos agentes públicos, nos três meses anteriores ao pleito, com exceção de propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso grave e urgente necessidade publica assim reconhecida pela justiça eleitoral.”
Durante a reunião, Antônio Marcos enalteceu as medidas tomadas durante seu governo e indicou o voto ao seu sucessor Fábio para que a gestão tivesse continuidade.
Na sessão de ontem, o Relator concluiu que houve clara violação ao previsto na legislação eleitoral, já que a reunião foi uma forma evidente de realizar propaganda institucional.
Ironicamente, durante quase toda a campanha de 2016, Antonio Marcos e seus coligados se valeram fortemente do argumento de que votar em Paulo Dames, atual prefeito de Casimiro de Abreu e vencedor do pleito municipal do ano passado, seria jogar o voto no lixo, já que o parlamentar estaria, na visão deles, inelegível, não podendo assumir o mandato.
Hoje Dames ocupa a cadeira de prefeito e Antonio Marcos e seu sucessor estão inelegíveis por oito anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

Nathaniel Townsley Live at Triple

Herbie Hancock Quartet München 1991