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Uma nova Hiroshima...

O massacre visto por dentro POR  GIDEON LEVY  04/08/2014 Dois médicos noruegueses em Gaza descrevem, atônitos, guerra que visa especialmente residências e hospitais e faz população acreditar que já “não há nada a perder” Por   Gideon Levy  e  Alex Levac , no  Haaretz  | Tradução:  Cauê Ameni  e  Gabriela Leite Os números são escritos em tinta na palma de sua mão, como se fosse uma um aluno anotando uma cola para uma prova: 1.035 mortos, 6.233 feridos, em duas horas na segunda-feira. A cada dia, ele apaga as cifras e atualiza. Nesta semana, o professor Mads Gilbert deixou o Hospital de Shifa, na Faixa de Gaza, para breve férias em sua terra natal, Noruega, depois de duas semanas consecutivas tratando as vítimas da guerra. Seu colega e compatriota, o professor Erik Fosse, deveria substituir Gilbert em Gaza, mas até o meio da semana Israel ainda o impedia. Fosse passou, também, a primeira semana da Operação Borda de Proteção em Shifa, e queria voltar. Gilbert e Fo

Reflexões sobre o 2º Caminho do Odù Òkànràn

2º Caminho de Òkànràn - Èsù O Odu Òkanràn queria tudo ter; porém, nada conseguia. Imaginando uma forma para alcançar tal fim, fez o ebó recomendado pelo olùwó. Teve a ideia de dar um bode para Ìkú e criar com ela, de modo que o produto de todas as crias fosse dividido entre os dois. Passado certo tempo, chega Ìkú atrás do produto de todas as crias para que fosse dividido com ela. Queria ela, toda a descendência e ascendência, o que gerou uma grande surpresa pra todos, pois era uma soma incalculável, como indenização por tantos bodes que, porventura, teriam sido produzidos nesse tempo todo. Resumo dos significados Esse odu prevê o uso de meios sagazes, de espertezas, de ganhos através de ardis, constrangimentos e chantagens. Interpretação Muitas vezes, tentados pelo desejo de mudarmos de vida de uma hora pra outra, nos inclinamos a mobilizar quem nos banque o projeto idealizado... Porém, precisamos agir com muita prudência e esperteza para não sermos surpreendid

Reflexão sobre a parábola "Trabalhadores na Vinha"

Os Trabalhadores na Vinha Mc 4:1-20 Se as parábolas de Jesus girassem sempre no plano material, todas elas teriam um simbolizado injusto. Só que as injustiças pairam sempre sobre os símbolos materiais da parábola e, não sobre o seu simbolizado espiritual. Por isso, encontramos cristãos preocupados com as imagens de barro ou madeira que de certa forma não dignas de reverência sagrada alguma. É a confusão dos que se preocupam com o dedo que aponta o Caminho, e não com o Caminho! A “turma do dedo”, sempre está de plantão quanto à forma exterior que a imagem possui, se há algum ritual agregado, qual dos “dedos” que aponta o Caminho sagrado, em que mão ele se encontra, etc. Isso se compara, ao nome da Igreja, tipo de congregação, CNPJ, ideologia cristã, teologia, tradutor bíblico, se guarda o sábado, se é pentecostal ou neo- pentecostal , se é tradicional ou ortodoxa, etc. A parábola aqui acima, não trata do plano quantitativo e horizontal do nosso ego que é aqui represent

Reflexão sobre a "Verdade Absoluta"

Segundo a tradição taoista não existe uma verdade absoluta que possa transformar alguém de forma compulsória, pois, tudo depende da qualidade de quem a recebe. Ou seja: “Se o sujeito errado usar o método certo, ainda assim o método certo dará errado”. Nos mosteiros taoistas chineses os monges residentes recebem todas as noites monges peregrinos que não possuem uma morada fixa, nem a garantia de uma cabaça com alimento antes de adormecerem. Entretanto, para que possam usufruir destes benefícios terão que vencer um debate sobre o Caminho do Tao com os donos dos mosteiros. Caso consigam vencê-los terão direito ao pernoite e a uma cabaça com alimentos, porém, dia seguinte terão que continuar o seu caminho. O motivo dessa norma, é que o vencedor pode ser um ser dotado de um poder de articular bem as palavras, exprimir suas idéias com desenvoltura e, assim vencer na argumentação por ter o dom da retórica. Porém, não é o detentor da verdade! Essa verdade pode estar mais próxima do mo