Pular para o conteúdo principal

Conto Taoista

Uma vez um homem perguntou a um avarento: “Como você conseguiu acumular tantas riquezas?”

O avarento disse:”Este tem sido o meu lema:tudo o que é para ser feito amanhã tem que ser feito hoje, e tudo o que é para ser desfrutado hoje tem que ser desfrutado amanhã.Este tem sido o meu lema.”Ele conseguiu acumular riquezas- essa também é a maneira como as pessoas conseguem acumular absurdos.

O avarento também era infeliz. Por um lado, ele conseguiu acumular riqueza; por outro,conseguiu acumular infelicidade.O lema é o mesmo para o acumulo de infelicidade tudo o que é para ser feito amanhã, faça hoje,agora,não adie.E tudo o que pode ser desfrutado agora,não desfrute agora, adie para amanhã.

Esse é o caminho para entrar no inferno. È sempre bem-sucedido ,nunca é um fracasso.Experimente e você vai ter sucesso- ou talvez,já tenha conseguido.Você pode estar tentando sem saber.Adie tudo o que pode ser desfrutado agora,só pense no amanhã.

Jesus foi crucificado pelos judeus por esta razão, por nenhuma outra. Não que eles fossem contra Jesus- ele era um homem perfeito, um belo homem,por que os judeus eram contra ele?.

Pelo contrário, eles estavam esperando por esse homem. Durante séculos eles tiveram esperança de que ele viesse e esperaram:”Quando o Messias virá?”

E, de repente, esse Jesus declarou “Eu sou o Messias por quem vocês estavam esperando, e estou aqui. Agora olhem para mim”.

Eles ficaram perturbados- porque a mente pode esperar, ela sempre gosta de esperar – mas a mente não consegue encarar o fato, não consegue enfrentar esse momento. Ela sempre pode adiar.

Era fácil adiar: ”O Messias está pra vir, em breve ele virá...”Durante séculos os judeus tinham pensado e adiado e, de repente, esse homem acabou com toda a esperança, porque ele disse:”Eu estou aqui.”A mente ficou perturbada .Eles tiveram que matar esse homem, caso contrário não teriam sido capazes de viver com esperança para o amanhã.

E não só Jesus, muitos outros declararam desde então: ”Eu estou aqui, eu sou o Messias”!

E os judeus sempre negaram, porque ,se eles não negassem, então como conseguiriam manter a esperança e como poderiam adiar?Eles viviam com essa esperança tão fervorosa, com uma intensidade tão profunda, que não dá para acreditar.Havia judeus que iam para cama à noite com a esperança de que seria a última noite, de que pela manhã o Messias estaria ali.

Eles estão esperando, esperando e sonhando. Toda a mente judaica é obcecada com a vinda do Messias.Mas sempre que o Messias vem,eles imediatamente o negam.Isso tem que ser compreendido.

É desse modo que a mente funciona:você espera pela felicidade, pelo êxtase e, sempre que eles vêm, você nega, simplesmente vira as costas para eles.

A mente pode viver no futuro, mas não pode viver no presente. No presente, você pode simplesmente ter esperança e desejar.E é assim que você cria o sofrimento.Se você começar a viver neste momento, aqui e agora, o sofrimento desaparece.

Mas como isso esta relacionado ao ego? O ego é todo passado acumulado. Tudo o que você conheceu, vivenciou,leu tudo o que aconteceu a você no passado, o todo é acumulado ali.Todo esse passado é o ego , é você.

O passado pode se projetar no futuro- porque o futuro não é senão o passado estendido.O passado não pode enfrentar o presente- o presente é totalmente diferente tem a qualidade de ser aqui e agora.O passado esta sempre morto, o presente é a vida, a fonte de toda vivacidade.

O passado não pode enfrentar o presente, por isso se transporta para o futuro- ambos estão mortos, ambos são não existenciais .O presente é a vida, nem o futuro pode encontrar o presente, nem o passado pode encontrar o presente. E seu ego, sua condição de ser alguém é o seu passado.A menos que esteja vazio você não pode estar aqui, e a menos que esteja aqui você não pode estar vivo.

Como você pode conhecer a felicidade da vida?Ela esta se derramando sobre você a cada instante e você esta ignorando.

Diz Chuang Tsu;
Assim é o homem perfeito-seu barco está vazio.

OSHO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple