Pular para o conteúdo principal

Discernindo controvérsias...

 Amigos irmãos das Casas Espíritas,

Tenho insistido muitas vezes, gerando sempre uma polêmica com as lideranças que presidem as mesas de estudos sobre a doutrina espírita, pois ressalto sempre que não há a possibilidade de colocarmos por superposição conceitos moralistas em nosso conhecimento e caminho de elevação espiritual sem que reforcemos  de forma relevante a nossa contra-parte... assim, ressalto a máxima taoista ao dizer: “Quanto mais luz, mais sombra”... Se assim não fosse, o nosso modelo, Jesus, não teria se colocado em teste por quarenta dias no deserto, e devido a sua altíssima qualidade espiritual, jamais teria sido tentado... logo, independente do quanto agregamos de conhecimentos morais para a nossa pretensa elevação espiritual, desencadeamos uma oposição inconsciente e conflituosa.

Ao encontrar através de pesquisa o livro de Joanna de Ângelis, “Em Busca da Verdade”, certifiquei-me que não tinha estado equivocado todo esse tempo, que os meus seis anos de estudos sobre  Psicologia, numa visão Junguiana não foram sem proveito algum. Resta-me agora, apresentar aos espíritas, que sempre discutiram com desconfiança as minhas conclusões nos debates, o crescimento espiritual através do conhecimento da nossa psique, como caminho de individuação.

Vou postar aqui um trecho do livro “Em Busca da Verdade" de Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco.

O objetivo aqui é esclarecer de forma didática o que foi discutido anteriormente, elucidando pontos e passagens que não foram discernidos satisfatoriamente nas mesas de estudo...

José Alfredo Bião Oberg



                                      Estrutura Bipolar do Ser Humano


          O objetivo essencial da existência humana , do ponto de vista psicológico, na visão Junguiana, é facultar ao indivíduo a aquisição da sua totalidade, o estado numinoso, que lhe faculta o perfeito equilíbrio dos polos opostos.


          Jung havia estabelecido que o ser humano é possuidor de uma estrutura bipolar , agindo entre esses dois diferentes estados da sua constituição psicológica, qual ocorre com os arquétipos anima e animus.


          Toda vez que lhe ocorre uma aspiração , o polo oposto insurge-se , levando –o  ao outro lado da questão.


          Qualquer comportamento de natureza unilateral logo desencadeia uma reação interna , inconsciente , em total oposição àquele interesse.


          Quando o indivíduo se exalta em qualquer forma de personalismo está mascarando a outra natureza que também lhe é inerente.


          Se se atribui virtudes relevantes , eles são defluentes de fantasias internas do que gostaria de ser, sem que o haja conseguido.


          Um eu opõe-se ao outro eu em intérmina luta interior. Um é consciente , vigilante; o outro é inconsciente , adormecido, que desperta acionado pelo seu oposto. Um se encontra na razão ; o outro, no sentimento  ou vice-versa. A não vigilância e não saudável administração desse opositor se apresenta como desvario , que impede o raciocínio lúdico, a presença da razão.


          Esse ser duplo é constituído, ora como resultado do conhecimento adquirido, de experiência vivenciada, enquanto o outro é de total desconhecimento , permanecendo oculto sempre à espreita.
          O nobre Jung utiliza-se de imagem carregada de lógica moderna , quando esclarece: - o ser humano  vive como alguém cuja mão não sabe o que a outra faz , o que induz à recordação do pensamento de Jesus, quando se refere à excelsa ação da caridade: dai com a mão direita , sem que a esquerda o saiba.


          Conhecia Jesus as duas polaridades psicológicas do ser humano e , por isso, incitava-o a amar tão profundamente que o seu gesto de afeição sublime e consciente estivesse em plena concordância com os seus arquivos inconscientes.
          Stevenson, o inspirado poeta inglês , bem traduziu esses dois polos na sua obra genial “o médico e o monstro” , quando o Dr. Jekil era vítima do Sr. Hide que coabitava com ele no seu mundo interior , expressando toda a inferioridade que o médico buscava superar no seu ministério sacerdotal.


          Na tradição religiosa , expressam-se como o bem e o mal, ou o anjo e o demônio , continuando na feição sociológica em conceituação do certo e do errado, da treva e da luz. do belo e do feio.


          Essa dicotomia psicológica permanece no ser humano em desenvolvimento emocional e espiritual.
          O esforço terapêutico a desenvolver , deve ser todo voltado para a integração do outro polo, o oposto , naquele que está consciente e é relevante produtivo, saudável, caminho seguro para a completude.


          O esforço consciente do indivíduo para auto-penetrar-se, autoconhecer-se , como resultado das tensões dos polos ativados pelo interesse da integração , induz o indivíduo a um comportamento gentil, afável , compreensível das dificuldades e limitações do seu próximo.


          Enquanto , porém, permanece essa dissociação , essa fragmentação, esse desconhecimento da consciência , invariavelmente se tomba na cisão da personalidade, da qual irrompem os transtornos neuróticos que atormentam , aumentando a distância entre os atos conscientes e inconscientes.


          Jung sugere os símbolos como representação dos conflitos que se estabelecem nas oposições dos mesmos, encarregados de os unir e formar uma realidade , como se observa na cruz , cujos braços tem o seu ponto de segurança no centro em que se encontra a haste vertical com a horizontal, representando a segurança , a unidade daqueles contrários...


          Nesse  sentido , o emérito mestre suíço recorre ao comportamento do cristão na sua rendição à Divindade, sem esfacelar-se nela , mas tornando-se um eleito, capaz de conduzir o próprio  fardo a própria cruz.


         Pessoas inexperientes quando se dão conta dos opostos no seu mundo interior , afligem-se desnecessariamente , formulando conceitos indevidos e punitivos , como se as manifestações do inconsciente signifiquem inferioridade , promiscuidade , dando origem  a culpas injustificáveis pelo fato de existirem.


         Supõem, precipitadamente, que podem forçar a mudança , tornando-se puras , embora os conflitos , culminando em descobrimentos dolorosos de existências vazias.
         Esses conflitos não devem ser combatidos como inimigos num campo de batalha , mas atendidos, orientados, esclarecidos, libertando-se deles pela sua conscientização , de forma que a autoconsciência experimente bem-estar pela conquista realizada interiormente.


         É comum a ocorrência de pensamentos infelizes no momento da oração , da meditação, o que não é habitual noutras ocasiões gerando inquietação e mal-estar.


         Ocorre que, estando arquivados  no inconsciente , quando esse é ativado pelo polo  edificante, logo o outro descerra a sua cortina e libera o adversário.


         A atitude a tomar com tranquilidade consiste em permanecer não reativo, insistindo no propósito ora em vivência até a unificação dos oponentes.


         A fragmentação leva ao desfalecimento, à perda do entusiasmo.


         Um eu em luta contra o outro eu deteriora o sentimento ou aturde a razão.

                                            Joanna de Ângelis/Divaldo Franco

     


                                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh...

Espinosa – O apóstolo da razão - 5 Virtudes do homem livre

"Facilmente veremos em que se diferencia o homem que se conduz apenas pelo afeto, ou pela opinião, do homem que se conduz pela razão. Com efeito, o primeiro, queira ou não, faz coisas que ignora inteiramente, enquanto o segundo não obedece a ninguém mais que a si próprio e só faz aquelas coisas que sabe serem importantes na vida e que, por isso, deseja ao máximo. Chamo, pois, ao primeiro, servo, e ao segundo, homem livre. Gostaria de fazer ainda umas poucas observações sobre as inclinações e a maneira de viver desse último” – Espinosa, Ética IV, prop 66, esc Espinosa buscava viver com virtude, virtus: força, potência. Para quem está chegando agora talvez seja difícil perceber, mas, segundo uma comprida cadeia de axiomas e definições, a virtude se funde à felicidade e à utilidade, ela torna-se o caminho e ao mesmo tempo o ponto de chegada para a vida livre (veja aqui). O sábio trilha caminhos que o tornam cada vez mais sábio, isso o alegra, pois o permite conhecer mais e mais...

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C...