Pular para o conteúdo principal

Casimiro de Abreu integrará consórcio regional de segurança



Objetivo do consórcio, formado por seis municípios, é traçar medidas que levem mais tranquilidade à população

O prefeito em exercício de Casimiro de Abreu, Zedequias da Costa, assinou nesta quinta-feira, dia 24, o Protocolo de Intenções para a criação do Consórcio Regional de Segurança Pública, Proteção e Defesa Civil da Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 32. O encontro aconteceu em Rio das Ostras, no gabinete do prefeito Alcebíades Sabino dos Santos, onde estiveram ainda reunidos os representantes de Conceição de Macabu, Quissamã, Carapebus e Macaé.


O documento propõe 13 constatações necessárias para que a redução da violência seja feita de forma estratégica e ordenada e, ao mesmo tempo, implantado um trabalho de diminuição dos riscos de acidentes por meio de ações preventivas e ações da Defesa Civil de cada município. Entre os propósitos acordados pelos municípios estão  o nivelamento de conhecimentos sobre rotinas operacionais e empregos técnicos e táticos, o desenvolvimento de estratégias comuns de neutralização às invasões de áreas públicas e ambientais e a realização de ações de pacificação nas escolas. Foi também solicitado no protocolo, a possibilidade de empregar as Guardas Municipais e as Coordenadorias de Defesa Civil, em apoio mútuo, nos eventos dos calendários oficiais dos municípios nos casos de situações de emergência.

De acordo com o prefeito em exercício, Zedequias da Costa, o consórcio deixa os municípios mais fortes, principalmente, no momento de fazer as reivindicações juntos aos governos Estadual e Federal. “Juntas, as cidades possuem mais de um milhão de habitantes. Todas as ações propostas refletirão de maneira bem positiva para os munícipes”. Ele disse ainda que para que a criminalidade seja combatida por completo há uma necessidade de dar mais atenção à família enquanto base para a formação de cidadãos conscientes.

            Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Luiz Fernando Shinkado, também presente no encontro, o crime tem se regionalizado e não é mais algo pontual, o que justifica a implantação do consórcio. “A ideia é integrar não só os municípios, mas, também, as polícias Civil, Militar e Federal, com as Guardas Municipais. Com isso, conseguiremos fazer um trabalho melhor e combater com mais força a criminalidade”.
Após assinado por todos os prefeitos, o documento terá que passar pelas câmaras municipais para que seja transformado em lei e, depois, publicado na imprensa oficial de cada município e do Estado do Rio de Janeiro.

            PRESENÇAS - Entres os representantes que compareceram a reunião estavam  o vereador de Casimiro de Abreu, João Medeiros, o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, Ramiro Oliveira, o delegado da Polícia Federal de Macaé, Júlio Ribeiro, entre outras autoridades.



Publicado em 25/4/2014
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh...

Espinosa – O apóstolo da razão - 5 Virtudes do homem livre

"Facilmente veremos em que se diferencia o homem que se conduz apenas pelo afeto, ou pela opinião, do homem que se conduz pela razão. Com efeito, o primeiro, queira ou não, faz coisas que ignora inteiramente, enquanto o segundo não obedece a ninguém mais que a si próprio e só faz aquelas coisas que sabe serem importantes na vida e que, por isso, deseja ao máximo. Chamo, pois, ao primeiro, servo, e ao segundo, homem livre. Gostaria de fazer ainda umas poucas observações sobre as inclinações e a maneira de viver desse último” – Espinosa, Ética IV, prop 66, esc Espinosa buscava viver com virtude, virtus: força, potência. Para quem está chegando agora talvez seja difícil perceber, mas, segundo uma comprida cadeia de axiomas e definições, a virtude se funde à felicidade e à utilidade, ela torna-se o caminho e ao mesmo tempo o ponto de chegada para a vida livre (veja aqui). O sábio trilha caminhos que o tornam cada vez mais sábio, isso o alegra, pois o permite conhecer mais e mais...

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C...