Pular para o conteúdo principal

É só tirar o bode!...



Contam por aí, que um casal de idosos vivia no sossego da sua aposentadoria quando de repente tudo mudou ao saberem que a sua única filha recém casada estava com dificuldades de criar o seu filho, pois o esposo tinha sido despedido do trabalho.

Passaram doravante a especular se a filha fizera um bom casamento, se esse genro era um homem sério e capaz de sustentar a nova família com independência, se tinha feito algum “pé de meia” para vivenciar sosinho as dificuldades que estavam por vir, etc,etc.

Como mãe é mãe; a senhora ponderou, que eles não poderiam deixar o casal e o neto sofrerem os reveses que a qualidade momento se apresentara, tentando remover do velho marido a idéia fixa de não se comprometer em ajudar, pois não desejava modificar a sua rotineira e previsível vidinha de aposentado.  Ele, por outro lado, argumentava dizendo que não teria mais como ver a sua novela, ler o seu jornal e dormir a tarde, pois o genro iria retirar a página dos esportes do seu jornal, desmantelando-o, que a sua novela da tarde estaria prejudicada pelas resenhas esportivas de outro canal nesse mesmo horário. Comentou que o seu netinho querido estaria chorando, ao querer mamar, já que a sua filha querida era “marinheira de primeira viagem”. Um rosário de ponderações tão grande que chamou a atenção da velha empregada baiana, ao ponto dela tomar uma providência pouco usual, - falar com o patrão, aconselhando-o a safar-se dessa atribulação que tanto o afligia.

Depois de pensar como poderia abordá-lo sem gerar mais um problema, tomou coragem e partiu decidida a reverter aquela penúria. Perguntou se ele aceitava um conselho, que ela tanto titubeava em abordar para não contrareá-lo, e se poderia falar naquele momento. O velho já irritado com tantos rodeios, foi logo dizendo: -fale logo!

É o seguinte, disse ela, aqui pertinho, uma vez por mês, pai Cipriano D’angola baixa num moço que é muito conceituado nas “curimbas” da região. – Acho bão o sinhô passar lá e contar o seu causo... O velho, que era um católico fervoroso, irritou-se dizendo: - não sou homem de acreditar e frequentar macumba, Josefa! Isso é coisa de “gentinha”, pessoas sem fé em Deus. Não negocio com demônios! A moça, saiu de fininho sabendo que acabara de “deixar um furo”... Como os problemas se agravaram, conforme a previsibilidade do velho, ele já se achava tentado a procurar a alternativa que a Zefa indicara. Tomou coragem e foi procurá-la na cozinha, falando sobre a sua repentina decisão: estava disposto a fazer a tal consulta! –Me dê o endereço e o dia, eu irei ver se isso merece algum crédito. Afinal de contas, disse: - já não aguento mais essa invasão de privacidade, esse desassossego...

No dia combinado, o velho sorrateiramente foi a noite consultar-se com a referida entidade na “curimba”do pai Cipriano D’angola. Teve que ser defumado antes, coisa que já não gostou muito, pois isso iria delatá-lo com a vizinhança e a D. Rosa, devido ao cheiro que o impregnou, depois teve que entrar numa fila pra sentar num pequeno banco, local esse que o “cambono” se referiu como sendo um “apoti”, coisa que de início o deixou sem referencial algum, pois desconhecia esse linguajar esquisito. Ficou ali por quase uma hora e meia, até que chegou a sua vez... Sentou-se no tal banco com grande dificuldade devido a sua pequena altura, sendo logo  benzido com alguns galhos de arruda e guiné, molhados na água de uma cuia pelo “preto velho”.  A entidade o saudou, perguntando: Qui mi sin fio veio prosear qum esse véi aqui? O velho não entendeu bulhufas do que a tal entidade falava, até que o “cambono” vendo a dificuldade do neófito, traduziu: senhor, ele quer saber qual a demanda que o trás até aqui? O velho, agora mais seguro da situação, abriu o bico sobre a sua nefasta situação.

Contou todos os seu novos problemas em decorrência dessa adversidade familiar. Pai Cipriano deu uma mascada no seu fumo de rolo e uma cusparada no salão que deixou um lago meio marrom e catinguento de fumo. Coçou a cabeça e disse: mi sin fio, suncê caminha até uma feira, compra um bode com chifre e leva pra casa. Suncê uvio o que o preto véi disse? Atônito com essa receita, o velho quase que caiu do banco. – Um bode? – Suncê num cunhece? O velho olhou incrédulo para o “cambono” e disse: - foi isso mesmo que eu ouvi? Foi, disse o “cambono” com um ar de tradutor do google e um sorriso no canto da boca. – É fácil de achar e não custa essa grana toda não!

 Acabada a sessão, saiu o velho todo defumado novamente e com uma cara de “cachorro a cavalo”, de tão desconfiado que ficou, prá não dizer, incrédulo. Pensou: o que é que eu fui fazer num lugar desses, depois de tantos anos de vida cristã? Fui dar ouvidos a empregada e me danei. Agora, vou chegar em casa com esse cheiro, o que vou dizer para Rosa?

Zefa, já estava ansiosa e preocupada, achando-se responsável direta por qualquer coisa que tivesse dado errado. Não contendo a preocupação, foi logo dizendo: - eu acho que o patrão não está conseguindo furar a procissão de Nossa Senhora do Desterro! – Daqui estou sentido o cheiro do incenso do padre, com o seu turíblio balançando de um lado pro outro. D. Rosa, advertiu-a dizendo: - tá parecendo cachorro, menina! - Onde já se viu alguém sentir um cheiro desses, se eu não estou ouvindo nem  o povo rezar!

 – Eu, hein? Não deu outra, quando Zefa viu o sinhozinho apontar na esquina, saiu correndo pra avisar sobre a desculpa do atraso e do cheiro... O velho sentiu-se aliviado e ao mesmo tempo chateado, sabia ele que estava negociando o seu caráter de cidadão ilibado, com uma versão intencional dos fatos... Desconfortável, sentiu-se.

Depois de ter enganado a D. Rosa com aquela versão, sabia que precisava comprar o tal bode para fazer o que a tal entidade recomendara. A situação em casa era insustentável, carecia de uma atitude pouco convencional para ser resolvida, pensou ele. No sábado seguinte, comprou o tal bode com a desculpa de que um amigo precisava viajar e não tinha quem poderia alimentá-lo. D. Rosa achou estranho, apesar de não desconfiar.
Desculpem-me de dizer sobre o que se passou a partir da chegada do tal bode “macumbado”. O bicho sujou a casa toda, esfregando-se nas paredes, cagou tudo o que jamais tinha comido, baliu até ninguém aguentar, e pior, começou a dar marradas com aquela cabeça dura em todos que ousassem passar na sua frente. Um caos!

O velho pensava já em despedir a Zefa, só não o fez por que a sua consciência andava pesada e ficara preso a ela pela tal versão que contara para D. Rosa. A Zefa poderia acabar com aquela moralidade cristã em um abrir de boca, a coisa não iria prestar...

Sem saber o que poderia fazer, procurou a empregada e perguntou: - que posso fazer agora? – Zefa argumentou: - acho melhor o senhor perguntar ao pai Cipriano! – Quando será a nova consulta, perguntou. – Amanhã tem, disse a empregada sem graça. – Irei desmoralizar esse pai de santo, não estou aqui pra passar um vexame desses.
No dia seguinte, lá estava ele na fila, imaginando e remoendo nos seus pensamentos sobre que iria dizer para desmoralizar aquela farsa. Duas horas e meia depois conseguiu ser atendido, sentando-se no pequeno banco e sendo assessorado pelo “cambono” da casa.

O diálogo foi algo que nenhum de nós poderia imaginar. O pai Cipriano olhava pro velho com os olhos brilhantes e um leve sorriso no canto da boca, torta pelo uso do cachimbo. Depois de demorar alguns instantes perguntou ao velho: - suncê tava precisado de me falar, num tava? – O véi aqui tá ficano sabido, hi,hi,hi. O velho, não aguentou, contou a sua primeira consulta, e a receita que a entidade lhe passara, mostrando já exaltado o histórico do resultado... Pai Cipriano, perguntou: - mi si fio, suncê qué que o véi diga o que sucê tem qui fazê, num é? – Claro, respondeu o velho, já com a boca seca de tanto falar.  – Intão iscuti o que o véi vai dizer pro cê: - tire o bode! – Como assim? – Depois de ter piorado a minha situação com essa sua receita, o senhor me diz isso? Que palhaçada é essa? A minha casa ficou um pardieiro, um chiqueiro, imunda e fedendo. Terei que mandar pintá-la e fazer uma caríssima faxina por causa do bode que você me receitou, e agora, me manda tira o bode! – O pai Cipriano deu uma daquelas cusparadas do fumo que estava mascando e sorrindo baixinho falou: - fio, suncê tava achando ruim ficar cum sua fia, seu netinho e o perna de calça dela. Suncê veiu prucurá o véi pra acabar com o probema, num foi? Então, suncê não sabia qui pudia ficá pió, e foi isso qui aconteceu. Agora, suncê tira o bode qui tudo vai milhorar! Hi,hi,hi,hi,hi.

Qualquer semelhança com o que está acontecendo com a situação política é mera coincidência...

Tiraram a Dilma por isso e aquilo... colocaram o Temer e o Bozo pra melhorar...


J. Alfredo Bião

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple