Pular para o conteúdo principal

Relator afirma que Antônio Marcos agiu em benefício próprio e ex-prefeito continua inelegível

Por
 Gabriel Cassar
 -

0
359
Ex-prefeito Antônio Marcos está inelegível por 8 anos
Na última segunda-feira, dia 19, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro manteve, por unanimidade, a cassação dos registros do ex-prefeito de Casimiro de Abreu Antônio Marcos e dos ex-candidatos a prefeito e vice nas últimas eleições pela coligação “VAMOS FAZER JUNTOS”, Fábio Kiffer e Adilson Mecânico. Com a decisão, os três políticos seguem inelegíveis pelos próximos 8 anos. O Relator Antonio Aurélio Abi Rama negou provimento ao recurso solicitado pelos investigados, tendo o voto seguido por todos os demais presentes no plenário. Segundo entendimento de Abi Rama, Antônio Marcos “não direcionou seu atuar na satisfação do interesse publico, mas sim agiu em beneficio próprio e dos candidatos Fabio Kiffer e Adilson Felix, respectivamente, primeiro e segundo representados, visando as eleições que se aproximavam, já que compõe o mesmo grupo político.”
RELEMBRE
No dia 05 de setembro de 2016, faltando cerca de um mês para as eleições municipais, o então prefeito Antônio Marcos promoveu uma reunião com os servidores públicos do município com a finalidade de promover a campanha da chapa de seu possível sucessor, composta por Fábio Kiffer, candidato a prefeito, e Adilson Felix, vice-prefeito da candidatura.
A coligação “NOSSA GENTE FELIZ”, visando averiguar possível abuso de poder político ocorrido na reunião, entrou com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra os três parlamentares. Segundo o inciso VI do art. 73 da lei nº9.504/97 em vigor, fica “vedado aos agentes públicos, nos três meses anteriores ao pleito, com exceção de propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso grave e urgente necessidade publica assim reconhecida pela justiça eleitoral.”
Durante a reunião, Antônio Marcos enalteceu as medidas tomadas durante seu governo e indicou o voto ao seu sucessor Fábio para que a gestão tivesse continuidade.
Na sessão de ontem, o Relator concluiu que houve clara violação ao previsto na legislação eleitoral, já que a reunião foi uma forma evidente de realizar propaganda institucional.
Ironicamente, durante quase toda a campanha de 2016, Antonio Marcos e seus coligados se valeram fortemente do argumento de que votar em Paulo Dames, atual prefeito de Casimiro de Abreu e vencedor do pleito municipal do ano passado, seria jogar o voto no lixo, já que o parlamentar estaria, na visão deles, inelegível, não podendo assumir o mandato.
Hoje Dames ocupa a cadeira de prefeito e Antonio Marcos e seu sucessor estão inelegíveis por oito anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Na França, brasileiro lança campanha contra analfabetismo em português

Por  Patricia Moribe Publicado em 23-09-2016  Modificado em 03-09-2016 em 17:54   O professor Lamartine Bião ensina português a estrangeiros há quase 50 anos.   Patricia Moribe / RFI Podcast Baixar este programa in Compartilhar O professor Lamartine Bião, há 49 anos na França, é uma referência no ensino de português como língua estrangeira. Ele está lançando mais um método – "A Gramática Ativa" – e também está empenhado em uma campanha contra o analfabetismo no Brasil e em países de língua portuguesa. “A Gramática Ativa” é o terceiro livro de coautoria de Bião. “Ele reúne os dois livros anteriores em um só, trazendo também expressões bem nossas, do Rio de Janeiro e provérbios brasileiros, para que o estrangeiro tenha acesso à realidade do português do Brasil”.  O livro também está disponível gratuitamente em versão pdf no site www.association-biao.com. Lamartine Bião conta que é da geração que deixou o Brasil por causa da ditadu

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C