O professor Lamartine Bião, há 49 anos na França, é uma referência no ensino de português como língua estrangeira. Ele está lançando mais um método – "A Gramática Ativa" – e também está empenhado em uma campanha contra o analfabetismo no Brasil e em países de língua portuguesa.
“A Gramática Ativa” é o terceiro livro de coautoria de Bião. “Ele reúne os dois livros anteriores em um só, trazendo também expressões bem nossas, do Rio de Janeiro e provérbios brasileiros, para que o estrangeiro tenha acesso à realidade do português do Brasil”. O livro também está disponível gratuitamente em versão pdf no site www.association-biao.com.
Lamartine Bião conta que é da geração que deixou o Brasil por causa da ditadura. Ele chegou à França em 1967, aos 23 anos. “Eu era um jovem professor, redigia discursos e panfletos na União Nacional dos Estudantes (UNE). Eu era utópico e comunista. Meu pai soube através de um amigo general que eu ia ser preso e então me mandou para a França”, conta.
Bião sonha com o fim do analfabetismo em países de língua portuguesa
“Recebo muitas mensagens pelo Facebook de países como Angola, Moçambique, Cabo Verde e Guiné, por exemplo, cheias de erros de português, pois eles falam o dialeto local mas não têm material para aprender o português, que é o passaporte para poder se comunicar com todos os outros países lusófonos. O meu sonho é o fim do analfabetismo em português nos países lusófonos.”
Ele explica que 5% dos lucros das vendas do novo livro serão revertidos para os países envolvidos, para a compra de materiais educativos. O novo livro e a campanha serão lançados oficialmente no dia 26 de setembro, na biblioteca da fundação Calouste Gulbenkian, em Paris.
Para saber mais sobre o livro do professor Bião e a campanha, clique no vídeo abaixo:
Comentários
Postar um comentário