
 Depois de quase três anos de inúmeras conversas e reuniões, enfim, a Prefeitura de Casimiro de Abreu conseguiu obter uma importante conquista para os munícipes sobre a alteração do projeto de duplicação da BR-101, no trecho que cruza o município. O prefeito Antônio Marcos se reuniu nesta quarta-feira (13), na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), no Rio de Janeiro, com o coordenador de Infraestrutura do órgão regulador, Carlos Frederico Peixoto, e o engenheiro da Autopista Fluminense, concessionária que administra a rodovia, Amaury Viana.
Na ocasião foram apresentadas as alterações solicitadas pela Prefeitura, que pleiteou a construção de mais cinco retornos. Também estiveram presentes no encontro o vice-prefeito Zedequias da Costa, o secretário de Obras, Luiz Augusto Peres, o secretário de Meio Ambiente, Maurício Porto, o Procurador do município Vinicius Figueiredo e o Procurador do Ministério Público Federal, Flávio Reis, que aproveitou a oportunidade e apresentou um Inquérito Civil Público que estava no MP.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, as sugestões feitas pela Prefeitura eram viáveis, mas dependiam da autorização da ANTT. Depois de muitos impasses e necessidade de novos estudos técnicos de avaliação sobre o impacto e custo-benefício da obra, a agência apresentou as modificações que irão ocorrer no trecho que compete ao município de Casimiro de Abreu.
Será acrescido no projeto original um retorno em desnível no quilômetro 194,1 (antes da praça de pedágio), que vai atender os moradores do distrito de Professor Souza, um retorno em desnível no quilômetro 204,1, um trevo em desnível no quilômetro 205,8 (perímetro urbano), um retorno em nível no quilômetro 208,2, que atende a comunidade de Banana Passa, e um retorno em desnível no quilômetro 213,4, próximo a entrada de Aldeia Velha.
“Desde que tomamos conhecimento do projeto inúmeros ofícios e várias reuniões com a concessionária Autopista Fluminense e a ANTT foram agendados. As adequações que foram propostas atendem perfeitamente as necessidades de nossa população. Um retorno será construído próximo da área onde será implantada a Zona Especial de Negócios e o Parque de Exposição já existente. As comunidades do Banana Passa e de Aldeia Velha também foram contempladas. Saio deste encontro satisfeito por tudo que vi e ouvi”, disse Antônio Marcos.
Depois desta reunião ficou acordado que todas estas solicitações serão atendidas e incluídas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) no próximo ano. Em um prazo máximo de 30 dias será realizado uma Audiência Pública em Casimiro de Abreu para apresentação do projeto com as novas modificações. “Quero ressaltar o empenho de toda equipe de governo e do Poder Legislativo, que caminhou junto com o Executivo neste processo árduo de discussão. Todos saíram ganhando em um objetivo único, o beneficio da população”, disse o prefeito.
O projeto original previa apenas a construção de dois retornos, um no quilômetro 190, em Rio Dourado e outro no perímetro urbano da cidade. “Não queríamos que os cidadãos casimirenses arcassem com o ônus, tal como aconteceu com a praça de pedágio. Isto dificultou o direito de ir e vir dos moradores dentro do próprio município”, concluiu Antônio Marcos.
|
Comentários
Postar um comentário