Pular para o conteúdo principal

O reconhecimento de um grande gestor de projetos que implantou o desenvolvimento de negócios em Casimiro de Abreu

Casimiro de Abreu concorre ao prêmio Prefeito Empreendedor 2013 com projeto da agricultura

Posted by Angel Morote on sexta-feira, 1 de novembro de 20130
Projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’ prevê uma série de ações integradas na área rural do município

Representantes do Sebrae-RJ se reuniram com os gestores do município de Casimiro de Abreu para apresentar o regulamento e as etapas do 8º Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2013/2014. Neste ano, a Prefeitura vai inscrever o projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’ e concorrer em duas categorias: Melhor Projeto e Pequenos Negócios no Campo.

O encontro reuniu todos os secretários e subsecretários municipais, que tiveram a oportunidade de conhecer melhor as ações da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, responsável pelas ações e investimentos na área rural. “O prêmio visa reconhecer a capacidade administrativa dos gestores que elaboraram os melhores projetos e implantaram ações em favor do surgimento e do desenvolvimento dos pequenos negócios no município”, falou o gestor de projetos do Sebrae, Ronald Silveira.

Esta é a segunda vez que Casimiro de Abreu participa da premiação que acontece a cada dois anos. Em 2011/12, também com o projeto voltado para a agricultura familiar, o prefeito Antônio Marcos ficou entre os 20 finalistas do Estado do Rio de Janeiro, tendo concorrido 65 municípios fluminenses. “Melhorar a qualidade de vida de quem vive no campo, dando dignidade e valorizando o seu trabalho. É isso que estamos fazendo aqui em Casimiro de Abreu”, ressaltou o secretário de Agricultura, Ubirajara Pina.

INVESTIMENTOS NO CAMPO - O projeto ‘Desenvolvimento Rural Sustentável’ prevê várias ações integradas na área rural. Desde 2009, a Prefeitura vem melhorando a qualidade de vida de mais de 200 famílias que vivem no campo e produzem variadas culturas, como aipim, inhame, maxixe, banana, laranja, feijão, milho, abóbora, entre outros. A Administração Municipal vem investindo na compra de maquinários e implementos agrícolas. Hoje, todas as comunidades rurais são atendidas por tratores e retroescavadeiras que ajudam no preparo do solo. O programa ‘Estradas da Produção’, em parceria com a Emater-RJ, recuperou neste ano 40Km de estradas vicinais, o que facilitou o escoamento da produção agrícola.

Em 2011, a Prefeitura adquiriu a batedeira de grãos, máquina que facilita o beneficiamento do feijão. Com a ajuda da tecnologia, a produção em 2013 aumentou mais de 300% em relação ao ano anterior. Produtores que antes plantavam para o consumo próprio comemoram os resultados deste ano, quando a safra passou de 25 toneladas de feijão.

A Secretaria também fornece orientação técnica aos pequenos produtores, vacinas para controle de doenças em bovinos e equinos, além do transporte adequado para abater o gado.

TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO - Hoje, os pequenos produtores contam com um caminhão-baú cedido pela Prefeitura para o transporte da produção comercializada na Feira do Pequeno Produtor Rural, que acontece todas as sextas-feiras, na sede do município, e aos sábados, no distrito Barra de São João. A Secretaria de Agricultura também realizou uma parceria com a Ceasa de São Gonçalo para que os agricultores disponham de mais um local para a venda direta.

Outro incentivo do Poder Público é a construção do Mercado do Produtor Rural, que está sendo construído às margens da Rodovia BR-101. O prédio terá dez boxes que serão ocupados pelas associações dos produtores. O objetivo é contemplar todas as comunidades agrícolas, que terão, além da Feira do Produtor e da Ceasa, mais um espaço para comercialização.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL – A Prefeitura começou a construção de um galpão que vai abrigar as embalagens vazias de defensivos agrícolas. Paralelo a construção do galpão, a Prefeitura deu início ao projeto 'Prevenção da Saúde do Trabalhador Rural’. A proposta é orientar os produtores sobre a destinação correta dos recipientes que contêm agrotóxicos e mostrar os riscos que o uso dessas substâncias oferece para a saúde e ao meio ambiente. Neste primeiro momento, a equipe está se reunindo com os produtores para levar informações sobre a importância do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI's). A médio e longo prazo, o projeto visa acabar de vez com o uso do defensivo através do incentivo a agricultura orgânica e a agrofloresta.

A Prefeitura também mantém os Tanques de Pesca Comunitária no Sítio Agrícola e no Palmital. Os espaços são gratuitos e abrem todos os domingos. A cada 15 dias, a Secretaria de Agricultura reabastece os tanques com a tilápia, espécie cultivada no Sítio Agrícola, onde ficam o laboratório e os tanques de piscicultura.

INCENTIVO AO TURISMO RURAL – A Prefeitura está aproveitando o potencial do município para incentivar o turismo nas propriedades rurais do município. A proposta é que os pequenos agricultores abram suas porteiras para o visitante vivenciar um pouco do dia a dia na fazenda. Baseado no projeto ‘Acolhida na Colônia, que acontece em uma comunidade tradicional do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura pretende investir em infraestrutura e na qualificação dos produtores rurais.


ASSOCIAÇÕES - O governo também incentiva a formação de associações. Hoje, o município conta com associações instituídas nas comunidades do Ribeirão, Visconde, Brejão, Macharet, Quarenta e Serra. Em 2010 foi criada a Associação da Agricultura Familiar, que atualmente conta com 30 produtores responsáveis por fornecer 16 toneladas de alimentos, todos os meses, para a merenda escolar das 22 unidades de ensino municipal, além de seis colégios estaduais. A Prefeitura cede um espaço para seleção dos alimentos, além do caminhão-baú, que todas as segundas-feiras transporta a produção até as escolas.
Tagged as: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh...

Espinosa – O apóstolo da razão - 5 Virtudes do homem livre

"Facilmente veremos em que se diferencia o homem que se conduz apenas pelo afeto, ou pela opinião, do homem que se conduz pela razão. Com efeito, o primeiro, queira ou não, faz coisas que ignora inteiramente, enquanto o segundo não obedece a ninguém mais que a si próprio e só faz aquelas coisas que sabe serem importantes na vida e que, por isso, deseja ao máximo. Chamo, pois, ao primeiro, servo, e ao segundo, homem livre. Gostaria de fazer ainda umas poucas observações sobre as inclinações e a maneira de viver desse último” – Espinosa, Ética IV, prop 66, esc Espinosa buscava viver com virtude, virtus: força, potência. Para quem está chegando agora talvez seja difícil perceber, mas, segundo uma comprida cadeia de axiomas e definições, a virtude se funde à felicidade e à utilidade, ela torna-se o caminho e ao mesmo tempo o ponto de chegada para a vida livre (veja aqui). O sábio trilha caminhos que o tornam cada vez mais sábio, isso o alegra, pois o permite conhecer mais e mais...

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C...