Como diz Oscar Pires Junior: "Quem deseja absorver muito conhecimento em pouco tempo, vai a dica"...
O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.
O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh...
Num universo tão amplo, os tipos de depressão fogem ao controle de serem catalogados por qualquer entidade.Lembro-me de Jung considerando que uma das causas mais frequentes em suas pesquisas, era a "inflação," criada por um ego carente de resultados significativos, quando as metas eram estabelecidas para atingirem um fim desejado... Brincava ele, dizendo que a única forma do seu paciente voltar a realidade, seria uma "deflação", recolocando-o com os pés no chão. Essa deflação, era para o ego carente de atingir as metas estabelecidas, uma angustiosa depressão... um sentimento que indicava a "viagem de volta", onde o caminho é que era a meta... e, a sua grande possibilidade de cura.
ResponderExcluir