Pular para o conteúdo principal

Prefeitura inaugura Estação de Tratamento de Esgoto

 

Evento está marcado para o próximo dia 20, às 16 horas
 
No próximo dia 20, às 16 horas, a Prefeitura de Casimiro de Abreu inaugura o primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto do município (ETE).  A unidade irá tratar aproximadamente 50% de todo o resíduo produzido na sede da cidade, beneficiando inicialmente cerca de nove mil moradores. A segunda e terceira fase da obra, com investimento total de R$ 32 milhões, já estão andamento e a previsão é que entrem em operação num prazo de 1 ano.
Quando os outros dois módulos estiverem prontos, o tratamento do esgoto atingirá 100% da sede da cidade, um fato inédito na região e em todo o Estado do Rio de Janeiro. “Sabemos da importância de se ter uma cidade com o esgoto tratado e essa é uma conquista inédita para o município e para a população, representando mais saúde, preservação do meio ambiente e qualidade de vida para todos. Vamos continuar nos empenhando para que outras obras dessa grandeza sejam realizadas em Casimiro de Abreu, visto que nossa meta é trabalhar cada vez mais para atender melhor os munícipes”, destacou o prefeito Antônio Marcos.
Depois de finalizados os três módulos da ETE, cerca de 22,5 mil moradores do município passarão a ter esgoto tratado. De acordo com o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pela operação da Estação, Eliezer Crispim,  dos 40 quilômetros de extensão da rede existentes na cidade, 75% passarão a operar  plenamente a partir de agora, com capacidade de tratamento de 90 metros cúbicos por hora.
“Com a implantação dessa estação a água pluvial irá direto para o rio e o esgoto encaminhado para a ETE, onde será tratado adequadamente e só então será despejado no rio, já sem nenhuma poluição”, explicou Crispim.
REDE DE ESGOTO PARA TODOS -  Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Augusto Peres, os demais distritos também serão contemplados por um novo projeto que está sendo elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e pelo SAAE de Casimiro de Abreu.
“O novo sistema permitirá ainda que os moradores economizem recursos próprios, pois até então cada residência e edificação é responsável pelo tratamento”, pontuou o secretário.
BENEFÍCIOS – Os benefícios de uma estação de tratamento de esgoto são inúmeros, inclusive para a saúde o meio ambiente. “O tratamento da água e do esgoto influenciam diretamente nas condições de saúde dos moradores, evitando a disseminação de doenças infectocontagiosas. É a medicina preventiva em ação”, comentou o secretário de Saúde, Armando de Nijs.
Já o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maurício Porto, lembra que o esgoto doméstico sem tratamento é a maior fonte de poluição dos rios e córregos, especialmente, aqueles que cortam as áreas urbanas. "A Estação de Tratamento irá promover a melhoria da qualidade de vida da população e a possibilidade da renaturalização dos rios e córregos que cortam o nosso município", explicou.
Publicado em 13/3/2014
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh

Nathaniel Townsley Live at Triple