Pular para o conteúdo principal

Casimiro de Abreu comemora o Dia Mundial da Água com semana de atividades sobre o tema


Laboratório móvel fará simulação de como é feito o tratamento da água antes do consumo pelos usuários

Reforçar a importância da água, o consumo consciente desse bem finito e como a preservação do meio ambiente impacta na qualidade e quantidade dos recursos hídricos disponíveis. Com essa proposta, a Prefeitura de Casimiro de Abreu preparou uma programação especial para marcar o Dia Mundial da Água, dia 22, e o Dia Mundial da Floresta, dia 21.

De terça a sexta-feira, estudantes e moradores vão poder assistir palestras sobre o tema com os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Associação Mico-Leão-Dourado e do Consórcio Lagos São João. O público ainda terá a oportunidade de conhecer o laboratório móvel da Funasa e entender como é feita a análise e o tratamento da água antes de chegar ao consumidor.

Na terça-feira, dia 18, as atividades acontecem no CRAS de Professor Souza. Na quarta-feira, dia 19, na Biblioteca Municipal de Rio Dourado. Na quinta-feira, 20, na Biblioteca Municipal, localizada na Beira-Rio, em Barra de São João. Na sexta-feira, dia 21, na Casa de Cultura, na sede do município. O evento vai contemplar todos os distritos e acontece sempre das 9 às 16 horas.

ÁGUA x FLORESTA - Cercada por matas, serras e banhada pelo Oceano Atlântico, Casimiro de Abreu se destaca por sua exuberância natural. Com cerca de 50% de seu território coberto pela Mata Atlântica, o município é reconhecido pela abundância de seus recursos hídricos. Afinal, uma floresta em pé e bem conservada garante uma série de benefícios indispensáveis à vida e ao meio ambiente, como manutenção da biodiversidade, equilíbrio climático e a geração de recursos hídricos em maior quantidade e melhor qualidade.

Casimiro de Abreu está inserido em duas importantes bacias hidrográficas (Macaé e São João). É na serra casimirense, que estão algumas das principais nascentes que contribuem para essas bacias responsáveis pelo abastecimento das cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense, inclusive do próprio município. É do rio Macaé, por exemplo, a água que abastece Barra de São João e Rio Dourado, bem como as cidades vizinhas de Rio das Ostras e Macaé. Do São João vem a água dos moradores de Silva Jardim, Araruama e São Pedro da Aldeia.

Na sede de Casimiro de Abreu, a captação do SAAE fica no lugarejo chamado Matumbo – Córrego da Luz, uma área de vegetação bem preservada, o que garante a qualidade da água distribuída aos moradores da sede do município. "Temos a responsabilidade de cuidar dessas nascentes para garantir que este bem tão precioso e fundamental para a vida do homem se perpetue entre as gerações futuras. Por isso a importância de mostrar para as pessoas que é preciso preservar as florestas e as matas ciliares, que funcionam como um filtro, protegendo nossos rios, córregos e também a biodiversidade", ressaltou diretor do Departamento de Educação Ambiental da Semmads, Luizmar Mozer.

CONSUMO CONSCIENTE - A água é essencial à vida. No entanto, seu consumo excessivo está comprometendo sua disponibilidade no planeta. Estima-se que o desperdício de água no Brasil chegue a 70%, seja entre a captação, o tratamento e a distribuição, ou pelo mau uso dos consumidores.
Apesar de Casimiro de Abreu ser privilegiado por seus recursos hídricos, é preciso que o consumo de água seja feito de forma consciente. "Para que a água continue sendo um bem disponível a todos, é preciso que o consumo seja feito de forma sustentável, evitando o desperdício. Para isso, técnicos do SAAE vão dar dicas de economia e mostrar que todos podem colaborar para isso", ressaltou a vice-presidente do SAAE, Laila Pedro Manhães.

Publicado em 13/3/2014
  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O mito da caverna de Platão se aplica à hipnose midiática atual e a sua influência manipuladora nas massas carentes de uma temática própria.

O mito da caverna, de Platão O mito da caverna conta que alguns prisioneiros vivem, desde o nascimento, acorrentados numa caverna, passando todo o tempo a olhar para a parede do fundo da caverna, que é iluminada pela luz duma fogueira. Nesta parede aparecem as sombras de estátuas de pessoas, de animais, de plantas e de objetos, mostrando cenas e situações do dia-a-dia. Os prisioneiros dão nomes a essas sombras e ficam analisando e julgando as situações. Se um desses prisioneiros se desvencilhasse das correntes para explorar a caverna por dentro e o mundo por fora, conheceria a realidade e perceberia que passou a vida analisando e julgando apenas sombras, imagens projetadas por estátuas. Quando saísse da caverna e entrasse em contato com o mundo real, se encantaria com os seres de verdade, com a natureza real. Ao voltar para a caverna, ansioso pra passar o seu conhecimento adquirido fora da caverna para os outros prisioneiros, seria ridicularizado. Os prisioneiros que não conh...

Espinosa – O apóstolo da razão - 5 Virtudes do homem livre

"Facilmente veremos em que se diferencia o homem que se conduz apenas pelo afeto, ou pela opinião, do homem que se conduz pela razão. Com efeito, o primeiro, queira ou não, faz coisas que ignora inteiramente, enquanto o segundo não obedece a ninguém mais que a si próprio e só faz aquelas coisas que sabe serem importantes na vida e que, por isso, deseja ao máximo. Chamo, pois, ao primeiro, servo, e ao segundo, homem livre. Gostaria de fazer ainda umas poucas observações sobre as inclinações e a maneira de viver desse último” – Espinosa, Ética IV, prop 66, esc Espinosa buscava viver com virtude, virtus: força, potência. Para quem está chegando agora talvez seja difícil perceber, mas, segundo uma comprida cadeia de axiomas e definições, a virtude se funde à felicidade e à utilidade, ela torna-se o caminho e ao mesmo tempo o ponto de chegada para a vida livre (veja aqui). O sábio trilha caminhos que o tornam cada vez mais sábio, isso o alegra, pois o permite conhecer mais e mais...

Um exemplo

Bom dia meu amigo, tudo bem? Sou Mateus Macabu, Asessor do Vereador Wellington Santos, quero passar pra você uma breve prestação de contas do Mandato do Vereador. O vereador Wellington Santos representa 24,37% das matérias em debate na Câmara Municipal de Casimiro de Abreu. Temos 08 Leis em execução no Município, como a Lei n. 2248/2022 e a Lei 2249/2022, a primeira que garantiu acesso da rede de Wi-Fi para todos os usuários do nosso Hospital, a segunda garante a isenção do IPTU a templos religiosos em forma de comodato ou aluguel. Dentre as 179 indicações na Câmara Municipal, temos dezenas executadas, como a Indicação n. 946/2021 que criou o grupamento da Romu em Casimiro de Abreu, trazendo mais segurança para nossa população, a Indicação n. 474/2023 que criou o Comitê de Segurança Escolar, com vários segmentos da nossa Sociedade, em um momento que vivíamos de grande apreensão nas Escolas. Somos o único Vereador que possui Gabinete Avançados para atender a população, sendo 01 em C...