 
Unidade vai tratar cerca de 50% do esgoto da sede do município
O prefeito de Casimiro de Abreu, Antônio Marcos, entregou na última semana mais uma importante obra para a população local, o primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que irá tratar cerca de 50% de todo o resíduo produzido na sede da cidade, beneficiando inicialmente cerca de nove mil moradores. A inauguração aconteceu na última quinta-feira, dia 20, e contou com a presença de várias autoridades locais e moradores.
"Esse foi um investimento muito planejado, espero que todos reconheçam a importância dessa obra que representa um grande ganho para a saúde e a preservação do nosso meio ambiente", destacou o prefeito durante a solenidade.
Os outros dois módulos da estação já estão sendo construídos e a previsão é entrem em operação num prazo de 1 ano, atendendo a 100% da sede da cidade. Ao todo, estão sendo investidos R$ 32 milhões na obra, uma parceria do Município e Governo Federal.
"Agradeço ao Governo Federal que possibilitou os recursos para a construção da estação de tratamento e aos vereadores que apoiaram a realização desse grande projeto em benefício da população", enfatizou o prefeito.
Durante o evento, o vice-prefeito Zedequias da Costa lembrou que a administração municipal trabalha para todos, com obras e ações em todos os distritos. "O nosso compromisso é com o cidadão", pontuou. Já o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), responsável pela operação da Estação, Eliezer Crispim, enfatizou a responsabilidade da autarquia em tratar os resíduos da cidade com qualidade. "Estamos trabalhando com foco na sustentabilidade. Esse é um trabalho sério que visa a qualidade de vida do cidadão", comentou Eliezer, agradecendo o empenho da equipe do SAAE.
MORADORES AGRADECEM - Os moradores comemoraram a nova conquista do município. '' É bom saber que o governo se preocupa com a saúde da população, pois tratar o esgoto é uma das melhores formas de investir na saúde. Viver numa cidade limpa e bem cuidada, com uma administração que se preocupa com a qualidade de vida da gente é realmente gratificante'', disse Caroline Rangel, moradora do Bairro Santa Ely. O mesmo pensa Radalla Marchon, moradora do Centro.
"Saber que o esgoto terá destino adequado e que isso não só privilégio do bairro onde moro, mas de toda a sede do município é muito bom", comentou.
REDE DE ESGOTO PARA TODOS - Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Augusto Peres, os demais distritos também serão contemplados por um novo projeto que está sendo elaborado por técnicos da Secretaria Municipal de Obras e pelo SAAE de Casimiro de Abreu. "Esse será o nosso legado para Casimiro de Abreu. Estamos empenhados em fazer o melhor por todo o município", disse.
Depois de finalizados os três módulos da ETE, cerca de 22,5 mil moradores do município passarão a ter esgoto tratado. Dos 40 quilômetros de extensão da rede existentes na cidade, 75% passarão a operar plenamente a partir de agora, com capacidade de tratamento de 90 metros cúbicos por hora.
PRESENÇAS - A inauguração contou ainda com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Alessandro Macabu (Pezão), dos vereadores Luiz Robinson da Silva Junior (Juninho), Ademilson Amaral da Silva (Bitó), Adair Abreu de Souza (Kinha), Lázaro Mangifeste e João Medeiros. Também estavam presentes o presidente da Empresa Pública Municipal de Saneamento de Macaé, Marcos Muffareg, secretários municipais, entre outras autoridades locais.
|
Comentários
Postar um comentário