 
Prefeito Antônio Marcos destacou que novos investimentos estão previstos para a localidade
Foi em clima de festa que a comunidade do Palmital, no distrito de Barra de São João, participou nesta quinta-feira, dia 27, da inauguração da primeira escola municipal da localidade. A nova unidade de ensino foi construída na Rua São Sebastião e tem capacidade para atender cerca de 250 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
“Gerenciar a educação não é fácil, mas hoje tenho a certeza que estamos no caminho certo. Esse é mais um compromisso cumprido pela nossa administração. Mais uma obra entregue, e muitas outras virão”, destacou o prefeito, anunciando para a próxima semana o início do recapeamento asfáltico na localidade, em parceria com o Governo do Estado.
Em seu discurso durante a inauguração, o vice-prefeito Zedequias da Costa, lembrou que não existe progresso sem educação. “Uma cidade não pode ser referência de progresso se não faz investimentos na educação. A escola é um pedaço da casa dos alunos”, comentou.
Com a nova unidade, que recebeu o nome de Escola Municipal Pedro Lopes Magalhães, pela primeira vez na história do município, as crianças de Palmital terão a oportunidade de estudar próximo de casa. “Antes nossos alunos tinham que recorrer a municípios vizinhos. Agora essa situação mudou para melhor, eles vão poder estudar na porta de casa”, comentou a secretária.
A nova realidade foi comemorada com muita alegria pelos moradores durante a inauguração. Na solenidade, após um pico de energia elétrica, adultos e crianças se uniram em coro para cantar o hino do município. “Estou muito feliz com esse momento que representa muito para nós moradores. Há nove anos me mudei para cá e tinha muita dificuldade para levar minha filha para a escola, em Rio das Ostras. Agora tenho uma neta no ensino fundamental que poderá estudar perto de casa”, destacou Dinaci Alves.
A moradora Jorgina Stanek, mãe de Flávia, de 4 anos, disse que a nova escola representou uma economia no orçamento doméstico da família. “Minha filha estudava em Rio das Ostras. Eu tinha que pagar uma pessoa para levar e buscar a Flávia todos os dias na escola. Agora ela estuda do lado de casa e eu mesma posso fazer isso”, comemorou Jorgina.
PROJETO MODERNO - Com uma área construída de 600 metros quadrados, a nova escola conta com um moderno projeto arquitetônico que teve como preocupação a utilização de materiais que visam reduzir custos de manutenção, além de iluminação e ventilação diferenciadas e o cuidado com a acessibilidade. A unidade conta com cinco salas de aula, salas administrativas, cozinha, refeitório, despensa, área de serviço e banheiros.
O nome da nova escola foi uma homenagem ao ex-administrador distrital de Palmital, Pedro Lopes Magalhães, que faleceu em 2009. “Pedrinho era um grande amigo, uma pessoa cheia de projetos para esta comunidade. Tenho certeza que ele ficaria muito feliz com essa conquista”, enfatizou o prefeito.
NOVAS ESCOLAS – Em abril a administração municipal inaugurará outras duas unidades escolares, uma no bairro Jardim Aparecida, no dia 03, e outra em Professor Souza, no dia 10. Com as três novas escolas vai possibilitar a abertura de 1.000 novas vagas na Rede Municipal de Ensino. “Estamos realizando muitas obras por toda a cidade, obras que visam o bem-estar da população, mas, sem dúvida, as que estamos fazendo na área da educação representam o nosso maior legado”, pontuou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Luiz Augusto Peres durante a inauguração.
PRESENÇAS – A inauguração contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Alessandro Macabu (Pezão), dos vereadores Ademilson da Silva (Bitó), Odino Miranda, Luiz Robinson da Silva Junior (Juninho), Adair Abreu de Souza (Kinha), Lázaro Mangifeste e João Medeiros. Além deles, estavam presentes a subsecretária de Educação, Gracenir de Oliveira, familiares do homenageado, secretários municipais, entre outras autoridades e comunidade.
|
Comentários
Postar um comentário